Texto por Colaborador: Redação 05/08/2025 - 03:00

"Borussia Dortmund será sempre meu clube." Günter Kutowski completou 60 anos no dia 2 de agosto de 2025, celebrando uma trajetória marcante com a camisa aurinegra em 345 jogos oficiais.

O ex-zagueiro conquistou o Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e disputou competições europeias. Um momento específico permanece eternizado em sua memória.

Em 24 de novembro de 1992, o BVB enfrentou o Real Zaragoza nas oitavas da Copa da UEFA. Os espanhóis contavam com Andreas Brehme, campeão mundial de 1990. Gols de Stéphane Chapuisat, Michael Zorc e Flemming Povlsen colocaram os donos da casa em vantagem de 3 a 0 no primeiro tempo. Darío Franco descontou na etapa final, definindo o 3 a 1.

Kutowski ficou famoso pelo turbante ensanguentado naquela partida. "Para mim estava claro que queria terminar o jogo", destaca em entrevista à revista 11Freunde. O árbitro David Elleray inicialmente não permitiu seu retorno, mas os fisioterapeutas conseguiram estancar o sangramento. "De um jogo assim não se sai", reforça o ex-defensor. Após perder por 1 a 2 no jogo de volta, o clube alemão avançou às quartas de final.

Após deixar o BVB, defendeu SC Paderborn e Rot-Weiss Essen. Com os westfalianos, subiu para a Regionalliga em 2001, encerrando a carreira. Porém, os doze anos em Dortmund foram decisivos. Hoje, ainda torce como "fã e espectador".

Em Dortmund, conquistou o coração da torcida. Os fãs perceberam "que eu dava tudo pelo clube", conta o aniversariante. "Borussia Dortmund foi minha única estação profissional na primeira divisão. As pessoas sentiram esse pertencimento."

Chegou do então 1. FC Paderborn no verão de 1984 – período complicado para o BVB. "O clube estava muito mal, os salários foram cortados. Estivemos perto do fim em 1984 e 1985", relembra Kutowski. A sequência vitoriosa começou com a conquista da Copa em 1989.

Sob a presidência de Gerd Niebaum e gestão de Michael Meier, o BVB venceu a Liga dos Campeões, mas também quase foi à falência. "Foi céu e inferno", resume Kutowski, atualmente vice-presidente do Conselho de Anciãos dos westfalianos.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram