Texto por Colaborador: Redação 06/10/2025 - 12:00

A lenda do Borussia Dortmund, Jürgen Kohler, deu conselhos ao zagueiro Nico Schlotterbeck sobre seu desenvolvimento e analisou outros defensores alemães. O ex-jogador destacou a agressividade natural do camisa 4, mas apontou aspectos que ainda precisam de evolução.

“Nico Schlotterbeck tem essa agressividade natural, mas às vezes quer demais e causa cobranças de falta ou vê cartões. Ele tem que trabalhar nessas nuances”, afirmou Kohler à Kicker.

O ex-campeão mundial também avaliou outros nomes da defesa alemã: “Jonathan Tah também tem boa qualidade, mas não o vejo no nível mais alto”, disse sobre o zagueiro do Bayern de Munique. Já sobre Antonio Rüdiger, do Real Madrid, comentou: “Infelizmente, você pode tirá-lo do jogo com muita frequência muito rapidamente.” Kohler ainda elogiou o zagueiro do Liverpool: “Virgil van Dijk, do Liverpool, é um jogador brilhante e uma personalidade excepcional.”

Aos 60 anos, completados neste dia 6 de outubro, Kohler tem uma carreira marcada por grandes conquistas. Foram 105 partidas pela seleção alemã, o título mundial em 1990, a Eurocopa de 1996 — na qual se lesionou no jogo de abertura —, além de vitórias na Liga dos Campeões e na Copa Intercontinental pelo Borussia Dortmund. Também foi campeão alemão por Dortmund e Bayern de Munique e conquistou a Copa da UEFA com a Juventus. No total, disputou 250 jogos pelo BVB e hoje treina a equipe sub-17 do Bonner SC.

Comentando sobre a seleção alemã, Kohler pediu calma diante do início irregular nas eliminatórias da Copa do Mundo: “Para ser justo, você tem que dizer que jogadores importantes estavam ausentes na derrota por 2 a 0 na Eslováquia. O adversário teve um bom dia, a equipe alemã não. Você sabe, isso às vezes aconteceu conosco no passado. Estou convencido de que vamos ganhar os jogos agora.” Ele ainda reforçou que “o primeiro lugar no grupo é obrigatório”.

Kohler também aprovou o discurso ambicioso do técnico Julian Nagelsmann sobre a Copa de 2026: “Acho que é bom. Quando você olha para os dois últimos jogos, parece presunçoso, mas estou convencido de que a equipe pode atuar se todos estiverem a bordo.”

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram