Texto por Colaborador: Redação 28/06/2024 - 22:56

Julio Cesar assinou contrato com o Borussia Dortmund por cinco anos, entre 1994 e 1999, período durante o qual escreveu a história do futebol no BVB. Ele ainda carrega no coração o time aurinegro, com o qual conquistou um total de seis títulos e descreve o BVB como sua “segunda pele”. Por fim, o brasileiro falou sobre seu antigo amor e o motivo pelo qual, em sua opinião, não chega ao campeonato alemão há doze anos.

Julio Cesar sagrou-se bicampeão alemão pelo Borussia Dortmund, conquistou uma vez a Liga dos Campeões e uma vez a Copa do Mundo pelo clube. O ex-zagueiro foi considerado uma estrela da Bundesliga durante sua passagem pelo BVB na década de 1990.

O agora com 61 anos ainda carrega consigo o seu amor pelos vestfalianos, como sublinhou numa entrevista ao “Sport1” há algum tempo: “O Borussia foi e é um clube extraordinário para mim: o BVB tem um lugar muito importante no meu coração [...] O Borussia Dortmund é como a minha segunda pele.

Juntamente com, entre outros, o ex-campeão mundial Jürgen Kohler, que Cesar descreveu como o melhor companheiro de equipe de toda a sua carreira no futebol, o vencedor alcançou status de culto entre os torcedores durante sua passagem pelo BVB. Mesmo 25 anos depois da sua passagem ativa em Dortmund, ainda mantém os dedos cruzados pelo clube: "Espero que em algum momento o clube esteja onde se vê - nomeadamente no topo."

Cesar dá dica de transferência ao BVB

O 13 vezes internacional brasileiro lamenta não ter conseguido ultrapassar o Bayern ou o Bayer Leverkusen desde o último campeonato, em 2012. Na sua opinião, trata-se agora principalmente de um problema psicológico: "Falta ao BVB a mentalidade e a experiência necessárias. Aqui, o Bayern ainda está muito à frente do Dortmund", disse Julio Cesar.

Além disso, a orientação estratégica dos dois principais clubes alemães é fundamentalmente diferente, o que também prejudica o Dortmund: "A diferença crucial é que o Bayern compra jogadores para ganhar, enquanto o BVB compra jogadores para os vender mais tarde".

O ex-zagueiro, que disputou um jogo lendário do BVB no Signal Iduna Park no ano passado, dá alguns conselhos gratuitos para seu ex-clube: "Às vezes gostaria de poder ajudar mais. Sempre que o BVB "Se o Borussia quiser voltar para onde estava antes, eles têm que contratar novamente os jogadores brasileiros certos", disse César rindo.

 

via sport.de