Texto por Colaborador: Redação 25/09/2024 - 02:22

Após decisão de um tribunal arbitral, a Liga Alemã de Futebol deve reiniciar o leilão de direitos televisivos. O pôquer bilionário deve recomeçar o mais rápido possível. Com um atraso de cerca de cinco meses, um total de 15 pacotes de TV serão concedidos aos licitantes e empresas de mídia com lances mais altos.

O que isso significa para os fãs?

Devido ao atraso no leilão, os torcedores demorarão para saber quais assinaturas precisam para a próxima temporada. Teoricamente, pode acontecer que apenas um contrato seja necessário no futuro. No entanto, ainda é possível que sejam necessárias mais de duas assinaturas a partir de 2025. O atraso inicialmente não tem consequências para a atual temporada da Bundesliga. Os contratos dos fãs de futebol com a Sky e/ou DAZN continuam em vigor (para os torcedores alemães, nota do ed.).

O que acontece agora?

A DFL está iniciando do zero o processo de leilão abortado. Isto significa que o pacote B, já adjudicado, volta a entrar no mercado. Inclui os jogos de sábado às 15h30 e de sexta-feira à noite, bem como os jogos de rebaixamento. São um total de 196 jogos ao vivo. A disputa entre DFL e DAZN foi desencadeada pela atribuição do pacote B.

Por que o pacote é tão valioso?

Até agora, mais de 80 por cento da receita, com uma média de cerca de 1,1 bilhões de euros por temporada, provém da comercialização da área paga – e é pouco provável que esta relação com a televisão gratuita se altere mesmo após o novo leilão. B é o maior pacote salarial e, portanto, provavelmente terá a maior parcela da receita total.

Que outros pacotes são importantes?

Os pacotes A, C e D também são valiosos. Eles contêm direitos adicionais de TV paga para transmissões ao vivo da 1ª liga. - A contém as conferências. - C é o pacote com os principais jogos do sábado às 18h30 (hora local) e da Supertaça. É o menor com 34 jogos, mas é muito popular graças aos jogos de topo. - D inclui os jogos de domingo. Com um total de 79 jogos ao vivo, inclui a opção de exibir jogos diversas vezes na TV gratuita.

Quais são as consequências do reinício do leilão para Sky e DAZN?

Ambas as empresas sabem agora quanto vale o pacote B para o seu concorrente. Isso nunca aconteceu antes. De acordo com informações da DPA, a DAZN ofereceu cerca de 400 milhões de euros anuais para o pacote B – cerca de 1,6 bilhões de euros para o período de direitos de quatro anos. Neste período de quatro temporadas, a oferta terá sido cerca de 320 milhões de euros superior à da concorrência. Esses números provavelmente ajudarão a Sky, em particular, no cálculo de uma nova oferta. O concorrente sabe agora que é necessária uma garantia bancária e pode cumprir todos os requisitos formais em tempo útil para ter sucesso com uma oferta mais elevada.

O que isso significa para a DFL?

A DFL não parecia bem quando o leilão foi cancelado. O tribunal arbitral constatou um erro processual e deu provimento parcial à “reclamação contra a concessão do pacote de direitos B na licitação de direitos de mídia para as temporadas 2025/26 a 2028/29”, como disse a liga. O reinício agora pode valer a pena para a liga. Como é provável que os concorrentes lancem mais no novo leilão do que na primeira vez, a liga poderia gerar mais receitas do que na primeira tentativa.

Que outros pacotes estão disponíveis no leilão?

Na área paga, a DFL oferece 275 jogos da 2ª liga. Isso também inclui 98 conferências. Na TV aberta, os resumos de sábado, atualmente exibidos no “Sportschau”, são o pacote mais valioso. Existe apenas uma pequena oferta ao vivo de televisão aberta. O Pacote E contém três jogos da primeira divisão, um jogo da segunda divisão, o rebaixamento com quatro partidas e a Supercopa. Os 33 jogos da noite de sábado do pacote G poderão - como acontece atualmente na Sky e no Sport1 - ser transmitidos paralelamente na TV gratuita e paga no futuro. A DFL também está vendendo seis pacotes adicionais de direitos de destaque para canais de acesso gratuito. Existem outros pacotes de direitos para publicidade externa digital e de áudio. dpa

 

via TZ