BVB.de / Oficial Site Na terceira rodada da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund estava prestes incomodar o Real Madrid. Os auri-negros lideravam por 2 a 0 no intervalo e tiveram um desempenho muito bom.
Após a mudança de pontas, no entanto, o castelo de cartas desmoronou. O técnico Nuri Şahin mudou para uma linha de defesa de cinco homens aos 55 minutos devido à crescente pressão dos espanhóis para que o ataque fosse cortado pela raiz.
O plano falhou porque o Real empatou em dois minutos por meio de Antonio Rüdiger (60') e Vinícius (62'), Lucas Vázquez finalmente virou o jogo de cabeça para baixo (83') e Vinícius fechou com mais dois gols (86', 90'+3').
Em vez de ganhar estabilidade defensiva, o Dortmund se permitiu ser empurrado cada vez mais fundo em seu próprio meio-campo e cedeu à pressão constante do Real. As substituições de Pascal Groß (64º) e Emre Can (76º) não mudaram isso.
Após o apito final, Christoph Kramer e Edin Terzić chegaram a uma conclusão clara no Prime Video sobre a queda de desempenho do Dortmund. Para a dupla experiente, a mudança para a abordagem defensiva foi decisiva para a derrota clara.
"Eu entendo o que Nuri Şahin queria", enfatizou Kramer, mas o plano de jogo após o intervalo não deu certo. "A chave em jogos em que você está liderando por 2 a 0 contra um grande adversário não é que você se coloque na parte de trás com o homem e o rato e mostre vontade - a chave é a posse de bola, porque você está arrancando o dente de um time de ponta."
O BVB conseguiu fazê-lo nos estágios iniciais do segundo tempo, mas os pretos e amarelos caíram significativamente com os cinco de trás. "Se você se deixar cair cada vez mais para trás, você pode defender tão bem quanto quiser, você não vai resistir a essa onda de choque."
Claro, está se tornando cada vez mais difícil jogar seu próprio jogo quando a multidão no Estádio Santiago Bernabéu acorda. "No entanto, você tem que se forçar como equipe e jogador a ser corajoso, porque é aí que a verdadeira coragem aparece", disse Kramer claramente.
Terzić, no entanto, explicou que a grande fase de pressão do Real já havia sido indicada no primeiro tempo. "Depois de assumir uma vantagem de 2 a 0, houve uma chance tripla com os dois chutes no travessão (36º). Fiquei feliz por eles terem sobrevivido a esta fase e terem conseguido se resolver", disse o ex-treinador do BVB.
Embora o Real irradiasse a autoimagem quase típica de superar todos os obstáculos na Liga dos Campeões no segundo tempo, os recordistas de títulos não eram imbatíveis. "Você pode ver que eles não gostam de defender. Não houve nada de surpreendente do Real, nem ofensivamente nem defensivamente", analisou Terzić. "A chave é que você pode imobilizar o estádio através de longas fases de posse de bola, que não estavam lá no segundo tempo. É extremamente amargo quando você joga um primeiro tempo tão bom e sofre uma derrota clara no final."
O Dortmund sofreu assim a sua primeira derrota na Liga dos Campeões após três rodadas. Na Bundesliga, o Augsburg aguarda primeiro a equipe de Şahin, que enfrenta o Sturm Graz na Champions League, em 5 de Novembro.
(Via fussball.news)
23/01
03:30
Borussia Dortmund segue em posição sólida no ranking dos clubes mais ricos do mundo
23/01
02:00
Baumgart não entende críticas ao Dortmund: "Uma das melhores equipes que enfrentaremos"
23/01
01:00
Duranville deixa Borussia Dortmund e é emprestado ao Basel em busca de sequência
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”
21/01
05:00
Borussia Dortmund muda estratégia e aceita cláusulas de saída em contratos
21/01
04:00
Negociação por jovem lateral brasileiro enfrenta obstáculo inesperado
21/01
03:00
Jogadores do BVB lamentam atuação fraca na derrota para os Spurs