Apesar dos esforços de Kovac para defender o time, ficou claro novamente que faltam a mentalidade e o profissionalismo necessários. "São jogos repugnantes", disse o treinador do BVB, acrescentando: "A Liga dos Campeões é apenas a cereja do bolo". Após a vitória por 3 a 0 em Lisboa, o Dortmund decepcionou várias vezes na Bundesliga recentemente - após o jogo contra o Bochum, a diferença para as vagas da Liga dos Campeões já é de oito pontos.
Os dirigentes do BVB, que assistiram ao jogo desastroso das arquibancadas, permaneceram em silêncio após a partida. O diretor esportivo Sebastian Kehl e o diretor administrativo Lars Ricken não disseram nada. O comentarista da SKy Dietmar Hamann descreveu o desempenho do Dortmund como pouco profissional : "Está tudo perdido. Vi uma equipa juvenil que carecia de profissionalismo, seriedade e paixão.”
Niko Kovac também já está sob pressão após se tornar o primeiro técnico do BVB em 41 anos a começar com duas derrotas em seus dois primeiros jogos na Bundesliga.
Olhando para o próximo calendário da liga, não será mais fácil para os vestfalianos iniciarem uma sequência de vitórias que tem sido tão alardeada. A partir de meados de março, o Dortmund jogará contra quatro dos cinco melhores times da tabela, incluindo o primeiro colocado FC Bayern Munich e o atual campeão Bayer Leverkusen.
O BVB venceu apenas um dos últimos sete jogos da Bundesliga. Após a partida de volta do playoff contra o Sporting Lisboa na próxima quarta-feira, o BVB enfrentará o Union Berlin na noite de sábado para o próximo teste de sua coragem e atitude.