Texto por Colaborador: Redação 02/12/2025 - 05:00

Três dias depois da vitória por 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen pela Bundesliga, o Borussia Dortmund volta a enfrentar o adversário. O confronto desta terça-feira, pelas oitavas de final da DFB-Pokal será disputado no SIGNAL IDUNA PARK. O objetivo do BVB é garantir um lugar nas quartas de final da competição.

O Dortmund chega embalado após conquistar um triunfo importante no sábado, superando o Bayer e retomando a terceira posição na tabela. Agora, a decisão pela vaga na próxima fase será novamente contra o rival. “É importante que construamos uma boa energia com nossos fãs. Queremos deixar isso nos levar para continuar de onde paramos”, afirmou o goleiro Gregor Kobel depois da partida do fim de semana.

Até aqui, o BVB avançou na copa com placares apertados — 1 a 0 contra o Essen e 4 a 2 nos pênaltis diante do Frankfurt. O Leverkusen também passou por dificuldades no duelo mais recente, vencendo o Paderborn por 4 a 2, após um início tranquilo na competição contra o Großaspach, quando venceu por 4 a 0.

Niko Kovac avaliou o desgaste do grupo após o confronto recente. “Tivemos um jogo muito intenso”, disse o treinador, que garantiu que todos os atletas que atuaram no sábado estão em boas condições. Ele também recebeu reforços: Maximilian Beier, ausente por rigidez muscular, voltou aos treinos na segunda-feira. “Está bom. Amanhã de manhã faremos outro último teste e depois decidiremos se Maxi pode estar lá ou não.”

Salih Özcan, que havia ficado de fora por doença, também está disponível. Apenas Niklas Süle, com problema no dedo do pé, segue fora. Kovac ainda não definiu se repetirá a escalação. “Precisamos ver como os garotos se sentem amanhã e quem está fresco o suficiente.”

Kovac destacou que o Leverkusen exigiu intensidade máxima no encontro anterior e deve repetir o nível nesta terça-feira. A equipe teve 63% de posse de bola no último duelo, algo que não estava nos planos do BVB. Para o técnico, o mais importante é o que se produz com a bola: “O fator decisivo é como você troca, cria chances e marca gols.”

Ele apontou que a vitória de sábado veio justamente pelo equilíbrio entre eficiência ofensiva e solidez defensiva. Ainda assim, projeta outro jogo duro. “Foi muito apertado, mas merecíamos vencer. É um jogo novo, vai ser difícil. Vai depender dos pequenos detalhes – eles vão decidir este jogo.”

BVB e Leverkusen já se enfrentaram 109 vezes, mas nunca pela DFB-Pokal. Jogar em Dortmund também é incomum: nas últimas 17 partidas de copa, o clube só atuou em casa uma vez, em novembro de 2023, contra o Hoffenheim. Kovac celebrou o fator local. “É muito importante que joguemos em casa. Mas isso não significa que será uma vitória clara.”

O treinador também ressaltou o objetivo de chegar à final em Berlim. “Eu ficaria feliz se pudesse jogar lá com meu time, mas para isso temos que resolver uma boa parte amanhã.”

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram