Texto por Colaborador: Redação 18/12/2025 - 12:15

Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach abrem a 15ª rodada da Bundesliga nesta sexta-feira, no último compromisso do ano antes da pausa de inverno. A partida será disputada no SIGNAL IDUNA PARK, com o BVB buscando encerrar 2025 com um sentimento de conquista.

Após 14 rodadas, o Dortmund soma 29 pontos e ocupa a terceira colocação da tabela, empatado em pontos com o Leipzig, segundo colocado. Trata-se da melhor campanha do clube neste estágio da competição nos últimos quatro anos — em 2021/22, havia alcançado 30 pontos. Em relação à temporada passada, o time melhorou sete pontos e subiu cinco posições. Depois de dois empates consecutivos em todas as competições, contra Bodø e Freiburg, o BVB tenta voltar a vencer em casa diante do Gladbach. Na atual edição da Bundesliga, a equipe segue invicta no SIGNAL IDUNA PARK, com quatro vitórias e dois empates.

“Queremos vencer esse último jogo em 2025. Esse é o nosso objetivo”, afirmou o técnico Niko Kovac.

Para o confronto, Kovac não poderá contar com quatro jogadores. Ramy Bensebaini está com sua seleção na preparação para a Copa Africana de Nações, que começa para a Argélia no dia 24 de dezembro. Jobe Bellingham cumpre suspensão de dois jogos após a expulsão na partida contra o Freiburg. Waldemar Anton e Aaron Anselmino seguem fora. Em contrapartida, Julian Brandt, Marcel Sabitzer e Salih Özcan, que se lesionaram em Freiburg, voltaram a treinar e participaram normalmente da última atividade na quinta-feira, segundo o treinador.

O Borussia Mönchengladbach chega ao duelo após ver uma sequência de cinco jogos de invencibilidade na Bundesliga ser interrompida com a derrota por 3 a 1, em casa, para o Wolfsburg. Apesar de ocupar apenas a 16ª posição na classificação geral, o desempenho como visitante chama atenção. O Gladbach é o sexto melhor time fora de casa, com três vitórias consecutivas sem sofrer gols: 1 a 0 contra o Mainz, 3 a 0 diante do Heidenheim e 4 a 0 sobre o St. Pauli.

“Eles tiveram dificuldades no início da temporada. Eugen agora estabilizou isso. Eles fizeram bons progressos nos últimos jogos”, analisou Kovac sobre o adversário, comandado por Eugen Polanski desde setembro. “É um time muito desconfortável que vai defender muito bem e buscar suas chances em transição.”

A última derrota do Dortmund como mandante em um jogo de fim de ano aconteceu em 2013, quando perdeu por 2 a 1 para o Hertha. Desde então, nos onze jogos seguintes antes da pausa de inverno, o BVB atuou apenas quatro vezes em casa e permaneceu invicto. Foram dois empates por 1 a 1, contra Augsburg em 2016 e Mainz em 2023, além de duas vitórias por 2 a 1: contra o Hoffenheim em 2017 e, no ano seguinte, justamente diante do Borussia Mönchengladbach.

Agora, o treinador volta a apostar no peso do estádio e no apoio da torcida. “Precisamos deste estádio. Este estádio tem magia e energia. Nossos torcedores vão nos apoiar de um jeito que possamos levar o vento a favor conosco”, declarou Niko Kovac, confiante em encerrar o ano com vitória.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram