Texto por Colaborador: Redação 16/01/2026 - 11:06

O Borussia Dortmund volta a campo diante de sua torcida neste sábado, quando recebe o FC St. Pauli no SIGNAL IDUNA PARK, pela abertura da segunda metade da temporada. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Werder Bremen na terça-feira, o BVB busca manter o bom momento no primeiro compromisso do returno.

A equipe comandada por Niko Kovac encerrou o primeiro turno com 36 pontos, sua melhor campanha em sete anos. O desempenho representa uma evolução clara em relação à temporada passada, quando somava apenas 25 pontos no mesmo estágio. Um dos pilares dessa campanha tem sido o sistema defensivo: com 15 gols sofridos, o Dortmund tem a segunda melhor defesa da Bundesliga, atrás apenas do Bayern de Munique, que sofreu 13.

Depois do empate por 3 a 3 contra o Eintracht Frankfurt no início do ano, o triunfo em casa diante do Bremen recolocou o time em boa posição na tabela. Kovac avalia que, atrás do Bayern, seis equipes disputam três vagas na Liga dos Campeões, e vê o Dortmund com vantagem inicial. “Agora é uma questão de consolidar nossa posição e tentar expandi-la. Queremos fazer isso no primeiro jogo da segunda metade da temporada”, afirmou o treinador. “Mas temos que nos esforçar. Precisamos garantir que continuemos aumentando a diferença para as equipes no retrovisor.”

Para o confronto, o BVB terá três desfalques. Aaron Anselmino voltou a treinar com o grupo após uma lesão muscular e participou parcialmente da última sessão, mas ainda não reúne condições de jogo. Ramy Bensebaini segue fora por conta de uma gripe, após retornar da Copa Africana de Nações. Já Marcel Sabitzer sentiu a parte de trás da panturrilha no treino final, conforme relatou Kovac, e também não estará disponível.

Do outro lado, o St. Pauli chega a Dortmund ocupando a 17ª posição, mas ainda com um jogo a menos, já que o duelo contra o Leipzig no início do ano foi cancelado por causa das condições climáticas. Na última rodada, a equipe perdeu por 2 a 1 para o Wolfsburg, após uma sequência de três partidas sem derrota. No primeiro turno, no Millerntor, os Kiezkickers buscaram um empate por 3 a 3 depois de estarem perdendo por 3 a 1.

O técnico Alexander Blessin destacou a importância do confronto. “Considero o jogo em Dortmund como um dos jogos mais destacados. Queremos levar algo conosco. Teremos 7.000 torcedores ao nosso lado, e jogar em Dortmund é sempre especial. Não preciso de um impulso motivacional”, disse.

Kovac espera um adversário sólido defensivamente. “É um time que defende de forma muito compacta por 90 minutos. Raramente vejo isso nessa forma”, analisou. “Vai exigir paciência, comprometimento e intensidade de nós. Temos que enfatizar o adversário desde o primeiro minuto. Se conseguirmos fazer como fizemos no segundo tempo contra o Bremen, será bom.”

Jogando em casa, o Borussia Dortmund quer dar o tom para os próximos 17 jogos da Bundesliga. “Temos que começar bem a segunda metade da temporada. É intervalo e ainda temos algo a compensar do jogo em Hamburgo. Por isso queremos definitivamente três pontos”, reforçou Kovac.

A partida marca a primeira vez em oito anos que o BVB inicia o returno no SIGNAL IDUNA PARK. Na temporada 2017/18, a equipe empatou em 0 a 0 com o Wolfsburg. Desde então, o Dortmund havia iniciado a segunda metade da temporada fora de casa, enfrentando Leipzig, Augsburg, Mönchengladbach, Frankfurt, Leverkusen, Colônia e, novamente no último ano, o Eintracht Frankfurt.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram