Texto por Colaborador: Redação 18/04/2025 - 11:26

Em busca de uma vaga nas competições europeias, o Borussia Dortmund enfrenta o Borussia Mönchengladbach neste domingo (30ª rodada da Bundesliga), no Signal Iduna Park. A partida é tratada como decisiva por Niko Kovac, que reforçou a necessidade de manter o padrão recente de atuação da equipe.

Atualmente na oitava colocação, o Dortmund soma dois pontos a menos que o Gladbach, sétimo colocado. Uma vitória em casa colocaria os Aurinegros à frente do rival direto na briga por um lugar em torneios continentais. A boa fase no campeonato — com duas vitórias (contra Mainz e Freiburg) e um empate contra o Bayern — foi complementada pela vitória por 3 a 1 sobre o Barcelona na Liga dos Campeões. Apesar da eliminação, o resultado foi simbólico: foi a primeira derrota oficial dos catalães em 2025.

“Desempenho, comprometimento, intensidade, vontade de vencer – tudo isso estava certo. Um grande elogio novamente”, afirmou Niko Kovac ao comentar o desempenho da equipe contra o Barça. O técnico também destacou o momento do time: “Vejo uma certa estabilidade, uma consistência nos últimos jogos.”

Kovac projeta que o Dortmund mantenha o mesmo nível nas rodadas restantes da Bundesliga: “Temos que mostrar o que estabelecemos em termos de padrões contra Barcelona e Bayern de Munique, especialmente no segundo tempo, nos próximos cinco jogos. Cada um de nós sabe: é tudo uma questão de paixão, intensidade, agressividade – apresentamos isso aos meninos novamente hoje. Podemos jogar futebol.”

A equipe pode contar com dois reforços importantes neste fim de semana. O capitão Emre Can e o meio-campista Carney Chukwuemeka participaram de parte dos treinos na sexta-feira e têm chances de retornar após lesões. Em contrapartida, Marcel Sabitzer e Nico Schlotterbeck seguem fora. O zagueiro está fora da temporada, enquanto o austríaco faz trabalhos leves com bola e pode voltar após o duelo com o Hoffenheim.

“Isso deve ser intensificado na próxima semana. Espero que ele se junte à equipe depois do Hoffenheim e seja uma alternativa novamente”, disse Kovac sobre Sabitzer.

Para Kovac, a partida tem o mesmo peso dos jogos recentes: “É uma situação semelhante à que enfrentamos contra Freiburg e Mainz. É um adversário que atualmente está acima de nós na tabela, que levamos muito a sério e respeitamos bastante. Eles defendem bem e têm qualidades ofensivas, claro.”

O técnico também reforçou a postura necessária: “Precisamos encarar da mesma forma que os jogos anteriores, pois temos tido bons resultados com essa mentalidade de que o próximo jogo é o mais importante. E queremos vencer no fim de semana.”

O histórico recente é favorável ao Dortmund: o Gladbach não vence em Dortmund há mais de dez anos, com 11 derrotas consecutivas no Signal Iduna Park. Os últimos três encontros em casa foram especialmente marcantes por goleadas: 4 a 2, 5 a 2 e 6 a 0 para os Aurinegros.

Uma nova vitória neste domingo colocaria o Dortmund à frente de mais um concorrente direto na corrida por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram