Em busca de uma vaga nas competições europeias, o Borussia Dortmund enfrenta o Borussia Mönchengladbach neste domingo (30ª rodada da Bundesliga), no Signal Iduna Park. A partida é tratada como decisiva por Niko Kovac, que reforçou a necessidade de manter o padrão recente de atuação da equipe.
Atualmente na oitava colocação, o Dortmund soma dois pontos a menos que o Gladbach, sétimo colocado. Uma vitória em casa colocaria os Aurinegros à frente do rival direto na briga por um lugar em torneios continentais. A boa fase no campeonato — com duas vitórias (contra Mainz e Freiburg) e um empate contra o Bayern — foi complementada pela vitória por 3 a 1 sobre o Barcelona na Liga dos Campeões. Apesar da eliminação, o resultado foi simbólico: foi a primeira derrota oficial dos catalães em 2025.
“Desempenho, comprometimento, intensidade, vontade de vencer – tudo isso estava certo. Um grande elogio novamente”, afirmou Niko Kovac ao comentar o desempenho da equipe contra o Barça. O técnico também destacou o momento do time: “Vejo uma certa estabilidade, uma consistência nos últimos jogos.”
Kovac projeta que o Dortmund mantenha o mesmo nível nas rodadas restantes da Bundesliga: “Temos que mostrar o que estabelecemos em termos de padrões contra Barcelona e Bayern de Munique, especialmente no segundo tempo, nos próximos cinco jogos. Cada um de nós sabe: é tudo uma questão de paixão, intensidade, agressividade – apresentamos isso aos meninos novamente hoje. Podemos jogar futebol.”
A equipe pode contar com dois reforços importantes neste fim de semana. O capitão Emre Can e o meio-campista Carney Chukwuemeka participaram de parte dos treinos na sexta-feira e têm chances de retornar após lesões. Em contrapartida, Marcel Sabitzer e Nico Schlotterbeck seguem fora. O zagueiro está fora da temporada, enquanto o austríaco faz trabalhos leves com bola e pode voltar após o duelo com o Hoffenheim.
“Isso deve ser intensificado na próxima semana. Espero que ele se junte à equipe depois do Hoffenheim e seja uma alternativa novamente”, disse Kovac sobre Sabitzer.
Para Kovac, a partida tem o mesmo peso dos jogos recentes: “É uma situação semelhante à que enfrentamos contra Freiburg e Mainz. É um adversário que atualmente está acima de nós na tabela, que levamos muito a sério e respeitamos bastante. Eles defendem bem e têm qualidades ofensivas, claro.”
O técnico também reforçou a postura necessária: “Precisamos encarar da mesma forma que os jogos anteriores, pois temos tido bons resultados com essa mentalidade de que o próximo jogo é o mais importante. E queremos vencer no fim de semana.”
O histórico recente é favorável ao Dortmund: o Gladbach não vence em Dortmund há mais de dez anos, com 11 derrotas consecutivas no Signal Iduna Park. Os últimos três encontros em casa foram especialmente marcantes por goleadas: 4 a 2, 5 a 2 e 6 a 0 para os Aurinegros.
Uma nova vitória neste domingo colocaria o Dortmund à frente de mais um concorrente direto na corrida por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada.