Texto por Colaborador: Redação 05/11/2025 - 01:34

O trânsito pesado de Manchester criou o primeiro imprevisto na viagem do Borussia Dortmund à Inglaterra. O técnico Niko Kovac e Pascal Groß desembarcaram no Etihad Stadium, localizado na região leste da cidade, com quase uma hora de atraso, após percorrerem o trajeto do aeroporto sob a chuva fina característica do norte inglês, para abordar a partida de quarta-feira (21h, horário da Europa Central, AO VIVO! no Kicker) contra o quarto oponente na Liga dos Campeões, o Manchester City.

Após Juventus, Athletic Bilbao e FC Copenhagen, este representa o confronto mais complicado até o momento, mesmo com ambas as equipes empatadas na classificação com sete pontos. A grande interrogação para Kovac e seu plantel, que viajaram sem Niklas Süle e Julian Brandt, que ficaram de última hora, é: como neutralizar Erling Haaland?

Kovac não abre mão da defesa avançada

O norueguês é atualmente um dos melhores atacantes do planeta, com 26 gols em 16 jogos oficiais pelo City e pela Noruega nesta temporada. Os dois mais recentes vieram na vitória dos Citizens por 3 a 1 contra o AFC Bournemouth, em duelo da Premier League entre candidatos ao título, ambos de assistências de Ryan Cherki, que já esteve próximo de se transferir para o Dortmund em diversas ocasiões, e ambos nasceram de contra-ataques velozes.

Então, uma ameaça de contra-ataque para o Dortmund, que sob o comando de Kovac defende bem mais à frente no campo do que anteriormente? Sim, admite o treinador, "mas estamos assumindo esse risco". Ele pretende manter sua decisão estratégica de adiantar a linha defensiva, da mesma forma que seus adversários Manchester City e Bayern de Munique.

"É sempre difícil: mantemos nosso estilo de jogo ou precisamos ajustar algo?", questiona o croata sobre seu pensamento. "Mas mantenho minha posição: precisamos defender no campo de ataque. Porque quanto mais à frente estivermos, mais perto poderemos recuperar a bola e manter o adversário longe do nosso gol."

Para Kovac, uma tática exclusivamente defensiva não garantiria maior sucesso de qualquer modo: "Se ficarmos apenas nos barricando na defesa, será difícil. Certamente tentaremos nos desvencilhar e manter o jogo longe do nosso gol."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram