Texto por Colaborador: Redação 01/10/2025 - 05:00

O Borussia Dortmund recebe o Athletic Bilbao nesta quarta-feira para o primeiro jogo em casa na nova temporada da Champions League. A equipe chega embalada: invicta, na segunda colocação e vindo de uma vitória convincente por 2 a 0 sobre o Mainz 05 fora de casa.

Um dos destaques recentes é o zagueiro Nico Schlotterbeck, que tem lugar praticamente garantido no time titular. Após romper o menisco, o defensor de 25 anos retornou na vitória por 1 a 0 contra o Wolfsburg e já atuou os 90 minutos completos nas duas últimas partidas, mostrando que pode recuperar seu melhor nível.

Outro jogador em boa fase é Karim Adeyemi. Durante a coletiva de imprensa antes do confronto com o Bilbao, o técnico Niko Kovac, de 53 anos, rasgou elogios ao ponta de 23 anos: "Eu falo com Karim com mais frequência. Estou muito convencido de suas qualidades, ele tem muito dentro de si." Porém, o comandante também deixou um recado claro: "Ele precisa entender que o futebol não funciona apenas em uma direção, mas também na outra. Estou constantemente trabalhando nisso com ele. Vejo que ele está fazendo progressos, mas como treinador nunca se está satisfeito. Mas vejo a direção certa. Quando falamos sobre alto nível, cada jogador precisa executar várias coisas no jogo. Nisso ele está progredindo."

A principal preocupação recente foi com o atacante Serhou Guirassy. O jogador guineense precisou interromper o aquecimento em Mainz devido a problemas na coxa, sendo substituído por Julian Brandt no time inicial. No entanto, veio o alívio: tratou-se apenas de precaução. A principal peça ofensiva do BVB foi poupada pensando justamente na partida de quarta-feira pela Champions. Guirassy participou do treino final na terça-feira pela manhã, e Kovac afirmou: "Presumo que não haverá surpresas."

Sobre o adversário espanhol, Kovac destacou: "Uma equipe que se classifica para a Champions League na Espanha certamente tem qualidade. Tecnicamente muito limpa, tecnicamente muito refinada. Cada jogador é realmente muito forte individualmente com a bola. A união através da situação do País Basco, de que apenas jogadores bascos jogam pelo clube, é forte. Isso pode ser um fator de motivação extra. Vamos enfrentar uma equipe muito compacta, homogênea, que transita muito bem. Precisamos ser aqueles que impõem o jogo."

Quanto ao plantel disponível, Kovac informou: "Parece que Duranville, Anselmino e Can não estarão presentes. Drewes e Özcan não foram inscritos para a Champions League."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram