Após a vitória de 6 a 0 sobre o Union Berlin em casa, o Borussia Dortmund viaja para o norte da Alemanha para o próximo jogo da Bundesliga. Neste sábado, o time de Niko Kovac enfrentará o St. Pauli no Millerntor, pela 24ª rodada.
Após um período de intensa competição com os jogos decisivos do play-off da Champions League contra o Sporting, Kovac teve uma semana inteira para preparar sua equipe para o confronto contra o St. Pauli. O ambiente no BVB está positivo após a grande vitória sobre o Union Berlin.
"Você definitivamente pode sentir isso durante a semana de treinamento", disse Kovac, destacando que a vitória não foi importante apenas na tabela, mas também em relação à "maneira como jogamos". "Jogamos um futebol muito dinâmico, muito intenso, defendemos agressivamente, estressamos o adversário, tivemos muitos bons momentos."
No entanto, o BVB não quer descansar sobre os louros: "Temos que intensificar o que conquistamos agora", exigiu Kovac antes da 18ª partida do Borussia contra o St. Pauli na Bundesliga (12 vitórias, 2 derrotas). O treinador descreveu o time adversário como "muito desagradável".
"Eles não marcam muitos gols, mas também não permitem muitos", disse Kovac, destacando o saldo de gols do St. Pauli (18-27). "Isso significa que temos que fazer muito para criar chances, pois eles são muito compactos." Assim, o plano do BVB contra o St. Pauli será o mesmo: "Você viu no último jogo: quanto mais chances você criar, maior a probabilidade de marcar gols", explicou Kovac. Ele quer continuar a partir do que a equipe iniciou contra o Union Berlin.
Além do lesionado Felix Nmecha, Kovac também terá que lidar com a ausência de Julian Ryerson, que está fora devido a uma infecção viral. O treinador não quer antecipar uma solução para a lateral-direita e destacou que Yan Couto, Niklas Süle ou Waldemar Anton podem ser opções "para dar os impulsos necessários no ataque".
Julian Brandt, que perdeu a vitória contra o Union Berlin devido a problemas musculares, está de volta ao time: "Ele é uma alternativa para amanhã", explicou Kovac, que deseja "ter cautela" com seu meio-campista em relação aos próximos desafios, incluindo os jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Lille. "Essa questão muscular nem sempre é isenta de riscos. Precisamos tomar as decisões certas."
Apesar das lesões, o Borussia busca uma vitória e três pontos fora de casa no Millerntor. "Precisamos pressionar desde o início amanhã. Podemos ter que enfrentar momentos difíceis juntos e, em seguida, aproveitar nossas chances para vencer este jogo", afirmou Kovac. O St. Pauli, atualmente em 16º lugar, com 21 pontos em 23 jogos, está seis pontos acima da zona de rebaixamento.
Na primeira rodada, o BVB venceu o St. Pauli por 2 a 1, com um gol decisivo de Serhou Guirassy no final. O Borussia quer repetir esse sucesso neste sábado contra a equipe do técnico Alexander Blessin. "Queremos vencer o jogo. Sabemos o que esperar amanhã e queremos fazer isso. Esse é o nosso objetivo", concluiu Niko Kovac.