Texto por Colaborador: Redação 28/10/2025 - 01:00

Eles não entraram em campo nesta temporada. Emre Can (31) e Julien Duranville (19) estão afastados do Borussia Dortmund desde o início da campanha atual. Um retorno da dupla dificilmente ocorrerá em breve, segundo Niko Kovač (54).

Can disputou sua última partida até o momento na 34ª rodada da temporada 2024/25, quando o BVB superou o Holstein Kiel por 3 a 0. Os vestfalianos asseguraram vaga na Liga dos Campeões na reta decisiva. Desde então, uma lesão no adutor mantém o capitão do Borussia afastado. O jogador, com 48 convocações pela seleção, não conseguiu renovar seu vínculo devido ao período forçado longe dos gramados. Seu atual contrato se encerra em 30 de junho de 2026.

O retorno de Can parece ao menos se aproximar. Kovač confirmou isso na segunda-feira, durante entrevista coletiva antes do duelo pela Copa da Alemanha contra o Eintracht Frankfurt (28 de outubro, 18h30). "Emre está evoluindo", anunciou o comandante do Dortmund. Porém, uma volta imediata ainda não está no horizonte. "Isso provavelmente só acontecerá após a parada para seleções", declarou o treinador, adiando o retorno do capitão para, no mínimo, meados de novembro. O jogo da Bundesliga contra o VfB Stuttgart está programado para o dia 22 daquele mês.

**"Jogadores 100% recuperados e em condições"**

Duranville, assombrado por problemas físicos, também foi severamente atingido. O belga de 19 anos já acumulou uma série de lesões em sua carreira relativamente curta. Diversas contusões musculares o obrigaram a ficar fora de ação em várias ocasiões. No início de julho, ele sofreu uma luxação da articulação acromioclavicular nas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA contra o Real Madrid (2 a 3).

Desde então, o jovem tem trabalhado para voltar aos gramados. Mas, assim como no caso de Can, é necessária paciência. "Ainda falta bastante tempo com o Duranville, porque ele não consegue se apoiar", explica Kovač. Portanto, Duranville "ainda não tem autorização para se envolver em nenhum contato físico". Sua estreia na temporada também não está prevista antes da próxima pausa para seleções, no mínimo.

O técnico do BVB reforça que não quer "colocar pressão" sobre os dois atletas. Para Kovač, o bem-estar dos jogadores é prioritário. "Queremos muito ter jogadores 100% recuperados e em condições", enfatiza.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram