Texto por Colaborador: Redação 11/09/2025 - 03:00

O técnico do Borussia Dortmund, Niko Kovac, faz um alerta contra a acomodação, mesmo após a impressionante recuperação na reta final da temporada passada da Bundesliga. Para o desenvolvimento contínuo do jogo do BVB, ele identifica uma base fundamental.

Kovac classificou como "chamada de atenção" sua análise crítica interna feita logo após o último jogo da temporada 2024/2025 contra o Holstein Kiel, conforme declarou à revista Bundesliga da DFL.

Ele explicou: "Sou adepto das palavras de advertência - e prefiro me manifestar cedo demais do que tarde demais. O fato é que no final performamos muito bem sob pressão. Isso foi realmente impressionante. Mas agora tudo volta ao zero. Existe talvez o perigo de alguém pensar: isso vai ser moleza. Porém, não podemos cometer o erro de achar que conseguiremos com menos esforço."

Kovac enfatizou que para o BVB a questão central é a constância. "Esse foi um tema bastante discutido no elenco e na mídia. Trata-se de levar a estabilidade que tivemos também durante o Mundial de Clubes para a nova temporada da Bundesliga. É sobre consolidarmos ainda mais aquilo que conquistamos."

Mas não será apenas isso. "Algumas novidades naturalmente serão incorporadas passo a passo", anunciou o treinador de 53 anos.

O "perigo" identificado por Niko Kovac no BVB

Isso porque: "Conseguimos a quarta colocação no sufoco, mas esse não é nosso padrão. O perigo, como já mencionei, está em começarmos devagar a nova temporada. Mas não podemos nos dar esse luxo. Precisamos estar prontos desde o primeiro momento."

A condição física dos atletas do BVB, que já melhorou consideravelmente sob o comando de Kovac, ainda pode evoluir mais, segundo o técnico.

"Entre os fatores para um futebol bom, atrativo e intenso está também o condicionamento físico. Se não consigo acompanhar a intensidade atual, então me falta concentração, me falta coordenação, me falta praticamente tudo que preciso nas duas fases do jogo", explicou o comandante dortmundês.

Disputar simultaneamente Bundesliga e Liga dos Campeões a cada poucos dias na primavera passada, enquanto trabalhava o condicionamento nos treinos, representou um "equilíbrio delicado" para Kovac - mas que valeu a pena. "Na maioria dos jogos da reta final conseguimos superar fisicamente nossos adversários. O elenco tinha essa capacidade, só precisávamos ativá-la", disse o técnico do BVB.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram