Texto por Colaborador: Redação 26/12/2025 - 00:40

A Copa do Mundo está próxima. Seleções de todo o planeta se enfrentarão nos Estados Unidos para definir quem tirará o cetro da Argentina e conquistará o título mundial. Tradicionalmente, a Alemanha figurava entre as principais candidatas ao troféu. Contudo, nas duas últimas edições do Mundial, os alemães amargaram eliminação ainda na primeira fase.

Por conta desse retrospecto recente, diversos analistas classificam o time de Julian Nagelsmann como azarão no campeonato. Entretanto, há quem enxergue os germânicos com outros olhos. Entre eles está Jürgen Klinsmann, um dos responsáveis pelo "conto de fadas" da Copa de 2006, que recolocou a seleção alemã nos trilhos naquela época.

"Tudo é possível. A Alemanha se junta às outras grandes seleções europeias como favorita", afirmou Klinsmann ao ser questionado sobre a Copa do Mundo pela Sky Sport News.

Para o ex-comandante, além das potências europeias, Argentina, atual detentora do título, e Brasil, maior vencedor da história, também figuram entre os candidatos principais.

Desafios logísticos do Mundial de 2026

"Este torneio será um enorme desafio para todas as equipes participantes; será uma maratona. E por que não levar essa maratona até o fim e, quem sabe, surpreender a todos e se tornar campeões mundiais?", acrescentou.

A pressão na Copa de 2026 provavelmente será superior a qualquer edição anterior, com a participação inédita de 48 seleções. Ademais, as equipes precisarão percorrer distâncias significativas pelos Estados Unidos, Canadá e México. Esse fator poderá comprometer o rendimento de diversas seleções nacionais. O aspecto físico dos atletas será determinante.

O próprio Klinsmann ergueu a taça do Mundial como jogador em 1990. Como treinador, comandou a Alemanha em 2006 e os Estados Unidos em 2014, no Brasil, onde seu ex-auxiliar Joachim Löw levou os alemães ao título. Segundo Klinsmann, há possibilidade de outro conto de fadas alemão em 2026.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram