Texto por Colaborador: Redação 14/08/2025 - 05:00

A preparação do Borussia Dortmund para a nova temporada da Bundesliga foi a mais curta da história. Isso não significa, porém, que os jogadores de Niko Kovac não estejam em forma ou incapazes de decolar logo de cara. No momento, o Kicker enxerga o BVB bem preparado em seu podcast diário e até com chances de voltar a brigar nas posições de cima.

Não há motivos para preocupação quanto ao condicionamento físico do elenco do BVB, segundo as avaliações do Kicker. Kovac trabalhou o grupo de forma "muito intensa" durante o período de treinos. Em determinado momento, circulou a informação de que a maioria dos jogadores ia direto para a cama após o jantar, tamanha a exaustão; em outra ocasião, compromissos posteriores com os atletas precisaram ser adiados. Essa resistência física é fundamental, como demonstrou a fase final da última temporada.

Já os jogos-treino ainda não oferecem muitas conclusões. O fato de o ritmo intenso desejado por Kovac ter funcionado melhor contra SF Siegen e OSC Lille do que contra a Juventus no último teste serve como indicativo. Equipes de alto nível sabem lidar com essa pressão e geralmente se livram dela com grande segurança.

Zaga é o problema mais urgente no BVB

Como compensar as ausências de Süle, Schlotterbeck e Can ainda não está definido pelo Kicker. Svensson, que foi improvisado na defesa após a saída de Süle contra a Juventus, provavelmente não jogará ao lado de Anton, único zagueiro disponível. A alternativa mais provável é Ramy Bensebaini, que já atuou nessa posição outras vezes. Julian Ryerson é uma opção, mas teve desempenho ruim nessa função na temporada passada. O Kicker identifica necessidade de contratações para o setor. A direção do BVB, entretanto, ainda não decidiu se prefere correr o risco de usar soluções paliativas até a volta dos três desfalques.

A conclusão do Kicker após a preparação: se conseguirem manter o nível dos últimos jogos da temporada anterior, podem até ser candidatos ao título. Mostrando novamente o "espírito" visto naquela época e a dedicação correspondente nas partidas, o Borussia Dortmund deve ocupar posições mais elevadas na Bundesliga que a quarta colocação.

Contra isso pesa a tradição indesejada do BVB de fazer primeiro turnos desleixados, com alguns pontos percentuais a menos de concentração e paixão. Se Kovac conseguir evitar que esse fenômeno se repita, o BVB terá cartas muito boas na mesa. Também porque a concorrência se enfraqueceu na maior parte dos casos.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram