Texto por Colaborador: Redação 24/01/2026 - 03:00

Após perder por 2 a 0 do Tottenham Hotspur, o BVB tenta identificar o que deu errado. Justamente contra um adversário da Premier League que vinha em má fase, a equipe de Niko Kovac apresentou atuação decepcionante, especialmente no primeiro tempo, quando faltaram intensidade e poder ofensivo.

Para o ex-dirigente do Bayern Oliver Kahn, uma possível solução pode estar menos na parte tática e mais nas relações interpessoais. Durante o programa Triple - der Hagedorn-Fussballtalk, da Sky, ele defendeu mais transparência interna. O ex-goleiro de 56 anos destacou que, principalmente em momentos de dificuldade, a comunicação aberta dentro do grupo pode ajudar a destravar situações complicadas. "Talvez o que seja necessário seja honestidade absoluta entre nós, simplesmente dizendo uns aos outros, com sinceridade, qual pode ser o problema", disse Kahn.

Kahn sugeriu que tensões ou conflitos não verbalizados podem prejudicar o desempenho. Times com verdadeira mentalidade vencedora, segundo ele, se caracterizam por enfrentar os problemas de frente, mesmo quando isso causa desconforto.

No aspecto esportivo, a derrota trouxe consequências claras. Na tabela da Liga dos Campeões, o Dortmund caiu das posições de classificação direta às oitavas de final e agora depende de outros resultados. O jogo decisivo contra a Inter de Milão ganhou ainda mais importância. Mesmo assim, Kahn não vê o time aurinegro sem chances: "O Borussia Dortmund já mostrou várias vezes do que é capaz."

Mas antes de voltar as atenções à competição europeia, há um teste importante pela Bundesliga. No confronto fora de casa contra o Union Berlin, Kovac cobra uma resposta clara do time. Logo após a partida em Londres, o treinador já havia sido direto ao afirmar que quando se vence apenas 36 por cento dos duelos, fica difícil tanto na Champions League quanto agora contra o Union.

Especialmente contra o time fisicamente forte de Köpenick, o BVB precisará mostrar mais agressividade e presença em campo para silenciar rapidamente as críticas que surgiram nos últimos dias.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

5 pessoas já votaram