Texto por Colaborador: Redação 02/11/2024 - 00:10

Entre 2008 e 2015, Jürgen Klopp marcou uma época no Borussia Dortmund como treinador - predominantemente de muito sucesso. Mas não foram apenas bons momentos para o homem de 57 anos no BVB.

Klopp foi particularmente atingido em sua última temporada como técnico dos Pretos e Amarelos: o BVB às vezes corria o risco de ser rebaixado.

A situação era particularmente precária no final da primeira metade da temporada, quando o Borussia se viu (quase) na parte inferior da tabela, empatado em pontos com o último colocado, o Freiburg. E Klopp? De acordo com seu próprio depoimento, ele permaneceu bastante calmo apesar do acidente - e assim surpreendeu sua esposa.

"Quando perdemos por 2 a 1 em Bremen e estávamos em 17º, voltei para casa à noite e Ulla pensou que eu tinha enlouquecido porque estava de muito bom humor. Porque estava feliz porque a primeira metade da temporada finalmente havia terminado. O intervalo está chegando e os lesionados estão voltando", descreveu no podcast "Einfach mal Luppen" dos irmãos Toni e Felix Kroos. Ele “nunca pensou que poderíamos ser rebaixados”, enfatizou Klopp.

E na verdade: nos 17 jogos da segunda metade da temporada, o BVB somou fortes 31 pontos, o que significou o sétimo lugar na contagem final. O Dortmund também chegou à final da Copa DFB, mas foi derrotado por 3 a 1 pelo VfL Wolfsburg.

A despedida do BVB de Klopp já era certa

Foi o último jogo de Klopp no banco do BVB. A essa altura já estava claro há várias semanas que ele deixaria Dortmund. Seu sucessor foi Thomas Tuchel.

Klopp anunciou uma pausa como treinador, mas encerrou-a poucos meses depois, quando o Liverpool lhe pediu. Ele então cuidou dos Reds por quase nove anos, até pedir demissão no final da temporada passada.

A partir de 1º de janeiro, Klopp passará a atuar como Chefe Global de Futebol da Red Bull – uma mudança de cargo bastante explosiva que recentemente lhe rendeu muitas críticas.