Texto por Colaborador: Redação 16/09/2025 - 03:00

Após fortes críticas dos torcedores à nova camisa alternativa, o Borussia Dortmund mantém a calma. Apesar do design controverso, o clube está satisfeito com os números de vendas.

O BVB foi alvo de críticas após apresentar a nova camisa alternativa. No jogo fora de casa contra o Heidenheim (2-0), a equipe utilizou o uniforme cinza claro com detalhes em preto e amarelo neon, incluindo a estampa vermelha do patrocinador principal. Muitos torcedores não demonstraram entusiasmo.

Na seção visitante, os fãs protestaram com faixas dizendo: "A camisa mais cruel da liga" e "O Borussia continua preto e amarelo", além de gritaram: "Queremos camisas pretas e amarelas". A discussão sobre o design já havia começado em fóruns e redes sociais, majoritariamente de forma crítica.

Apesar das críticas, os responsáveis pelo clube mostraram tranquilidade. O diretor administrativo Carsten Cramer afirmou ao Ruhr Nachrichten: "As críticas foram recebidas e também estamos enfrentando isso. A responsabilidade é minha. Nem sempre seremos capazes de agradar a todos ao escolher camisetas."

O diretor esportivo Sebastian Kehl acrescentou: "Acho que todos os anos temos opiniões diferentes sobre as camisas que são projetadas ou às vezes até co-projetadas pela cena dos fãs. Não será o caso de uma camisa ter 100% de aprovação. Basicamente, sabemos quais cores representam nossa cidade, nosso clube, e que isso também é implementado na forma de quase todas as camisas."

Os jogadores também se mostraram tranquilos diante da polêmica. O artilheiro Maximilian Beier comentou: "Os gostos são diferentes. Eu acho que está tudo bem. Eu também prefiro preto e amarelo, tenho que ser honesto. Mas isso é discutível."

Kehl destacou que sempre há fãs que "querem algo mais jovem, algo novo, algo criativo". Ele também ressaltou o lado esportivo: "A nova camisa ainda nos trouxe três pontos hoje nesta forma. Camisa de sucesso, eu diria. Todo o resto é uma discussão que nós, como clube, sentimos normal."

Mesmo com as críticas iniciais, a aceitação parcial já é visível: dois dias após a apresentação, 5.000 cópias da nova camisa já haviam sido vendidas.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram