Texto por Colaborador: Redação 10/02/2024 - 15:58

O Borussia Dortmund garantiu uma confortável vitória por 3 a 0 sobre o Freiburg na sexta-feira. Os auri-negors tiveram sua melhor atuação após a pausa de inverno, com destaque para Donyell Malen e o aniversariante Niclas Füllkrug, que esteve envolvido em todos os gols. Mas a história mais bonita foi escrita por Mateu Morey com uma breve aparição.

O espanhol substituiu Ian Maatsen na lateral-esquerda nos minutos finais, quando a merecida vitória em casa já não estava em dúvida. Por si só, isso não valeria a pena mencionar, mas todo torcedor do BVB conhece a história quase inacreditável de Morey: para o jogador de 23 anos, foi o primeiro jogo no time principal desde abril de 2021! Na época, ele sofreu uma grave lesão no joelho nas semifinais da Copa da DFB contra o Holstein Kiel, e o favorito da torcida sofreu repetidamente reveses consideráveis no longo caminho de volta. Mais de uma vez, surgiu a dúvida se a carreira profissional de Morey não havia acabado antes de realmente começar.

Desde a noite de sexta-feira, esses temores foram declarados encerrados. A substituição de Morey se tornou um verdadeiro momento de bem-estar: a torcida se levantou enquanto o lateral corria do aquecimento para a linha de toque, e quando o locutor do estádio Norbert Dickel anunciou sua substituição, houve arrepios coletivos nas arquibancadas e entre milhões de torcedores em todo o mundo. Dickel também apontou um fato particularmente notável: para Morey, foi na verdade o primeiro jogo em casa que ele jogou diante de uma casa cheia quatro anos e meio depois de se mudar para o Borussia Dortmund. Ele fez sua estreia no BVB diante de arquibancadas vazias em 2020, após a eclosão da pandemia global de coronavírus, e Morey experimentou o retorno gradual dos torcedores de licença médica. (Via FN)