Texto por Colaborador: 14/09/2020 -

O Borussia Dortmund vai estrear nesta segunda pela Copa da Alemanha. A julgar pelas impressões da preparação, não seria surpreendente se Jude Bellingham e Gio Reyna fossem dois jovens de 17 anos começando como titular. O BVB tem boas experiências com jovens profissionais há anos. Principalmente nos setores ofensivas, como explica Michael Zorc. "Claro, às vezes é mais fácil trazer os jovens para o setor de ataque. Lá, a ousadia juvenil também é procurada e desejada", disse o diretor de esportes ao kicker.

Mario Götze, Ousmane Dembele, Jadon Sancho e Erling Haaland, por exemplo, conseguiram se estabelecer bem cedo no passado. Os dois últimos não estariam entre os mais jovens se, por exemplo, Reyna conseguisse uma vaga no meio-campo ofensivo. "Também temos jovens defensores de alta qualidade em Zagadou e Morey", disse Zorc. 

Segundo Zorc, o fato de a experiência na equipe, além do capitão Marco Reus e Thorgan Hazard, se relacionar principalmente com os defensores, não se baseia em nenhuma metodologia contundente. "Pode ser diferente novamente no futuro". Em qualquer caso, não existe uma fórmula matemática por meio da qual se possa "calcular" o quanto a juventude no campo pode ser útil ou mesmo prejudicial. O fato é que também no BVB os talentos precisam conquistar e desenvolver seus sucessos. Se Bellingham e Reyna devem jogar contra o MSV Duisburg, é porque o técnico Lucien Favre acredita que eles são melhores do que a concorrência.