Texto por Colaborador: Redação 09/08/2023 - 15:01

Antes do início dos jogos competitivos para os clubes da Bundesliga no fim de semana, surge a mesma pergunta dos últimos anos: um concorrente pode desafiar a assinatura do Bayern para o troféu do campeonato? Nenhum clube chegou tão perto quanto o Borussia Dortmund em maio por anos. No entanto, Hans-Joachim Watzke ainda não fez uma grande declaração de guerra à equipe de Munique.

"O Bayern está sempre na pole position, teríamos que ultrapassá-los", disse o diretor-geral ao Sport Bild. "Em 2019 estivemos relativamente perto, este ano a diferença de gols foi decisiva. Aparentemente nos tornamos mais regulares." Mas ainda não se sabe se isso é suficiente para tirar o recordista do trono. Do ponto de vista de Watzke, continua sendo uma batalha que não é travada com as mesmas armas. "A diferença entre Dortmund e Bayern está ficando cada vez maior. Em 2012, divergimos em 40 milhões de euros em termos de orçamento salarial, agora talvez 150 ou 200 milhões nos separem."

Um clube poderia fazer 40 milhões de euros "com duas ou três decisões de plantel muito boas", diz Watzke, mas com as dimensões de hoje não é suficiente. O dirigente acha ainda mais notável o fato de o BVB ter chegado tão perto na pré-temporada. Neste contexto, ele não pode viver mal com o status de número 2 permanente no futebol alemão. "Pessoalmente, eu seria muito mais afetado se outros clubes tivessem nos passado no longo prazo de quase 19 anos no cargo. Eu consideraria isso uma derrota pessoal", explica Watzke.

Então, o equilíbrio de forças está tão claramente regulado antes da nova temporada que o Dortmund só estará interessado em defender o segundo lugar contra RB Leipzig ou Bayer Leverkusen, por exemplo, desde o início? Watzke não quer ir tão longe. Ele não aceitaria a hipotética oferta do "querido Deus" para ter a garantia do vice-campeonato agora. "É melhor deixar o bom Senhor sair, porque ele também é responsável pelo Mainz 05 e todos os outros. Mas não, eu não faria", diz Watzke. O Dortmund perdeu o campeonato para o Mainz na 34.ª rodada da temporada anterior, com um empate 2-2. Quando a próxima grande oportunidade virá está escrito nas estrelas. (Via Fussball.news)

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

1 pessoas já votaram