Texto por Colaborador: Redação 21/06/2025 - 04:00

Robert Lewandowski, Pierre-Emerick Aubameyang, Erling Haaland: os passos a seguir eram enormes, mas Serhou Guirassy soube preenchê-los. O atacante de 29 anos do Borussia Dortmund marcou gols como se fosse numa linha de produção. Ao final da temporada, foram 34 tentos.

"É verdade que o Dortmund teve alguns atacantes fantásticos", confirma em entrevista à Sports Illustrated. Além do trio de artilheiros mencionado, também fazem parte da lista Paco Alcácer, Niclas Füllkrug e Michy Batshuayi - jogadores que fizeram a torcida do BVB explodir de alegria regularmente.

Da camisa 19 para a 9

No início de sua passagem pelo BVB, no verão de 2024, Guirassy teve que se contentar com a camisa 19. O número 9, tradicionalmente usado por centroavantes, ainda estava nas costas de Sébastien Haller (30). Mas o marfinense se transferiu por empréstimo para a Espanha, para o CD Leganés, e Guirassy se tornou o novo "camisa 9". Quando chegou a Dortmund, teve que "se conformar com um número temporário", relembra o guineense.

Quando surgiu a oportunidade de usar a camisa 9, "não hesitei", conta o jogador de 22 jogos pela seleção. Embora o número 9 possa representar um fardo considerável, ele está "bastante satisfeito" com a decisão. Guirassy completa: "É verdade que foi um grande desafio, mas estou à altura dele." Apesar de seus antecessores famosos e bem-sucedidos, "não pensei muito" quando o Borussia quis contratá-lo.

Junto com Raphinha (28), do Barcelona, Guirassy se tornou o artilheiro da última temporada da Champions League, com 13 gols. Com o brasileiro, jogou junto no Stade Rennes. "Não acredito que se possa aprender a ser atacante", está convencido o goleador. Quando era mais jovem, também jogou na defesa e no meio-campo, revela o jogador do BVB. Mas quando se pega o gosto, a pessoa quer "continuar marcando gols jogo após jogo, semana após semana, mês após mês".

Foi com a camisa do VfB Stuttgart que conseguiu o salto de qualidade. Em duas temporadas pelos suábios, Guirassy balançou as redes 44 vezes. Mas marcar pelo BVB é "uma sensação especial", opina o jogador de 29 anos. "Com o estádio que temos, é realmente algo especial", elogia a atmosfera do Signal Iduna Park.

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

689 pessoas já votaram