Texto por Colaborador: Redação 17/12/2025 - 01:30

Yan Couto vive seu melhor momento no BVB justamente em dezembro. O fato de o brasileiro, que não aprecia especialmente o frio, ter atingido seu auge durante o inverno pode parecer contraditório à primeira vista. Porém, uma investigação mais aprofundada revela três motivos para essa evolução no desempenho.

Estabilidade familiar traz equilíbrio

A vida pessoal de Yan Couto passa por um excelente momento. Sua esposa, Mariana David Couto, está esperando o segundo filho do casal. Segundo o Ruhr Nachrichten, a família, que agora reside em Dortmund, receberá uma menina nos próximos dias.

Quando Yan Couto desembarcou em Dortmund vindo do Girona no verão de 2024 (estava emprestado pelo Manchester City à Espanha; o BVB desembolsou 20 milhões de euros ao clube inglês), ainda vivia sozinho. Agora, a felicidade familiar substituiu a solidão.

Conexão com novos companheiros

O brasileiro do BVB desenvolveu ótima sintonia com os recém-chegados Aaron Anselmino e Fábio Silva. O argentino Anselmino também tem origem sul-americana. Silva, assim como Yan Couto, tem o português como língua materna.

O jornal Ruhr Nachrichten informa que a conexão com seus novos companheiros de equipe está o ajudando "imensamente", tanto dentro quanto fora de campo. A nova situação, combinada com suas boas atuações, proporcionou ao jogador de 23 anos um "impulso tremendo".

Sistema tático potencializa qualidades

A linha defensiva de três zagueiros do Dortmund, com alas ofensivos, favorece o jogador tecnicamente habilidoso. Por isso, ele já acumula 2 gols e 3 assistências em 14 jogos oficiais nesta temporada. Na campanha anterior, conseguiu apenas uma assistência em 35 partidas.

Felicidade familiar, novos amigos e uma tática que se encaixa perfeitamente: foi assim que Yan Couto recuperou sua autoconfiança. Mas ele não pretende parar por aqui: "Minhas atuações foram boas, mas não perfeitas", afirma. "Meus toques finais ainda podem ser aprimorados." Em outras palavras, a nova promessa do BVB quer se tornar ainda mais perigoso ofensivamente no futuro.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

139 pessoas já votaram