Texto por Colaborador: Redação 21/07/2023 - 23:55

Jakub Blaszczykowski, conhecido como Kuba, goza de status heróico entre os torcedores do Borussia Dortmund. Foi bicampeão alemão pelo BVB, também conquistou uma vez a Copa DFB pelo clube e esteve na final da Liga dos Campeões de 2013. O meio-campista anunciou agora o fim da ativa carreira profissional.

No mês anterior, o jogador de 37 anos encerrou sua longa e bem-sucedida carreira na seleção polonesa quando foi autorizado a jogar novamente em um amistoso contra a Alemanha. Com sua 109ª partida internacional sênior, Cuba se despediu do cenário internacional com uma breve aparição de 16 minutos.

Pouco antes, ainda jogava pelo seu último clube, o Wisla Kraków, da segunda divisão polonesa. Blaszczykowski sofreu uma grave lesão no joelho nos últimos meses, que o manteve afastado dos gramados por mais de um ano.

Agora, a lenda do BVB anunciou o fim de sua carreira, embora o papel de trabalho no Wisla Cracóvia fosse válido até 2024.

"Todo caminho tem um fim [...] Não tomei decisões fáceis para encerrar minha carreira", escreveu o meio-campista nas redes sociais na quinta-feira.

Mais de 290 jogos da Bundesliga para BVB e Wolfsburg

Tanto o Borussia Dortmund quanto seu segundo clube da Bundesliga, o VfL Wolfsburg, comentaram o post de despedida de Cuba com a palavra "lenda".

Blaszczykowski agradeceu "pelo grande apoio que recebi a cada passo". Valeu a pena "jogar para você e fazer sacrifícios", continuou ele.

O duas vezes jogador polonês do ano jogou um total de dez temporadas na Alemanha, oito com o BVB (2007 a 2015) e duas com o VfL Wolfsburg (2016 a 2018). Nesse meio tempo, ele foi emprestado ao AC Florence da Itália por seis meses. Ele encerrou sua longa carreira profissional no Wisla Kraków em 2019.

Kuba atuou na Bundesliga 291 vezes, marcando 28 gols.

 

Via Sport.de