Texto por Colaborador: Redação 29/09/2022 - 14:40

O período agitado da primeira metade da temporada está prestes a começar: a visita do Borussia Dortmund a Colônia neste sábado será o primeiro de 13 jogos que eles jogam durante um período de 42 dias que antecede a pausa da Copa do Mundo. "Sabíamos que a lista de jogos seria muito apertada este ano devido à Copa do Mundo. Nas primeiras semanas de pré-temporada, queríamos estabelecer as bases e nos colocar em uma boa posição justamente para este período", explicou o técnico do BVB.

Seus jogadores que permaneceram em Dortmund usaram a pausa internacional para recarregar suas baterias nas próximas semanas. "Vamos sempre tentar reduzir a tensão e iniciar a regeneração imediatamente. A rotação será consistentemente um tópico nas próximas semanas", disse o treinador do BVB.

Além dos ausentes Sebastien Haller, Mo Dahoud, Mateu Morey e Jamie Bynoe-Gittens, o trio de Gregor Kobel, Reyna e Marco Reus perderá a partida diante do Colônia. O número 1 do Dortmund pode voltar à sua posição regular entre os bastões na próxima semana, mas continuará a ser representado por Alex Meyer nas margens do Reno. Reyna sofreu um estiramento muscular enquanto jogava pelos EUA em uma partida internacional e espera-se que seja descartado por um período de 7 a 10 dias. "Esperamos que ele esteja disponível para jogar após o jogo do Sevilla na quarta-feira", comentou Terzic.

No entanto, o treinador teve boas notícias sobre seu capitão, que se machucou no derby: "No caso de Marco Reus, a lesão felizmente não é tão ruim quanto se temia inicialmente. Esperamos que ele seja capaz de diminuir a velocidade de volta aos treinos da equipe após o fim de semana."

Todos os outros jogadores estão disponíveis – incluindo Julian Brandt, Youssoufa Moukoko e Thorgan Hazard, que retornaram prematuramente do serviço internacional. Eles retomaram os treinamentos leves em seu retorno ao Dortmund e estão prontos para retornar ao campo de treinamento com seus companheiros de equipe na quinta e sexta-feira. "Vamos decidir amanhã quem podemos levar para Colônia. Mas estamos confiantes", disse Terzic.

 Salih Özcan também espera ganhar um lugar na equipe e voltar para sua cidade natal. O meio-campista se mudou para a região do Ruhr do Colônia no verão, mas tem sofrido uma batalha contínua com um problema no pé e não foi capaz de se conectar com a seleção turca como resultado. Terzic: "Precisávamos descansar um pouco. Ele está de volta ao treinamento individual leve desde quarta-feira. O próximo passo será voltar aos treinamentos da equipe.

De acordo com o chefe do BVB, Donyell Malen e Karim Adeyemi já estão um passo adiante em seu retorno de lesão. "Ambos estão agora fazendo uma impressão muito boa. Eles nos fazem bem, porque eles trazem uma arma completamente diferente para o nosso jogo com o seu ritmo." Resta saber se esse será o caso em Colônia.

O Colônia ocupa atualmente o nono lugar na tabela e conquistou quatro de seus 10 pontos nesta campanha da Bundesliga a partir de empates, enquanto também houve duas vitórias. Os Billy Goats lideram seu grupo da Conference League após duas partidas. "Steffen Baumgart estabilizou a equipe. Ele consegue repetidamente tornar os jogadores melhores e criar uma auto-crença maior. Essa é a maior força deles", disse Terzic. "Eles são muito corajosos e correm grandes riscos. Eles são perigosos a partir de set-pieces e têm uma grande quantidade de posse. Vai ser uma tarefa difícil.

Mas o treinador do BVB também apontou para as "performances repetidamente boas" de sua equipe ao longo das últimas semanas e explicou: "Tenho certeza de que vamos produzir outro bom desempenho no sábado. E então teremos uma grande chance de ganhar a partida."

O primeiro de 13 jogos em 42 dias. (Via BVB)