Texto por Colaborador: Redação 24/08/2023 - 00:00

O Bayern tem sido a figura de proa do futebol alemão há décadas, e nenhum outro clube da Bundesliga teve tanto sucesso no cenário internacional como os campeões recordes. O consultor do BVB, Matthias Sammer, vê, portanto, os outros clubes como tendo a obrigação de cumprir.

O fato de quatro representantes da Bundesliga estarem atualmente definidos para a fase de grupos da Liga dos Campeões deve-se sobretudo ao Bayern, que acumula pontos valiosos para a classificação de cinco anos da UEFA, temporada após temporada.

No entanto, há uma lacuna atrás do time de Munique, e os times da primeira divisão alemã na Copa da Europa raramente surpreendem. Uma das poucas exceções louváveis foi o triunfo do Eintracht Frankfurt em 2022.

Razão suficiente para Matthias Sammer colocar o dedo na ferida. "O futebol alemão tem de melhorar", disse o conselheiro externo do Borussia Dortmund à margem dos prémios "Sport Bild", entregues em Hamburgo na noite de segunda-feira.

O cartola de 55 anos acrescentou: "Não nos iludamos: o Bayern Munique salvou tudo nos últimos anos para que o futebol ainda seja tão importante. Os outros, Dortmund, Leipzig e Leverkusen, têm de seguir o exemplo".

Consultor do BVB Sammer: Os clubes precisam "embalar um pedaço"

Sammer gostaria que os clubes da Bundesliga fossem mais ambiciosos em geral. Union Berlin e SC Freiburg mostram atualmente o que é possível com um plano claro e um conceito sustentável.

“Temos sempre que acrescentar um pouco passo a passo”, alertou o ex-jogador nacional Sammer, que voltou a trabalhar no BVB desde 2018 e ainda está vinculado à Vestfália até 2025.

O ex-profissional já trabalhou como diretor esportivo do Bayern por um total de quatro anos. Nesse período, o time de Munique conquistou a Liga dos Campeões (2012/2013) e conquistou o troféu do campeonato quatro vezes.

 

Via Sport.de