Texto por Colaborador: 28/05/2022 -

Este sábado marca o 25º aniversário do maior sucesso do Borussia Dortmund na história do clube. Em 28 de maio de 1997, o BVB garantiu o título da Liga dos Campeões na final em Munique. Contra a Juventus, o BVB tinha entrado no jogo como forasteiros na época. Matthias Sammer liderou sua equipe para triunfar como capitão. "Eu diria que a Juve era o melhor time do mundo na época. Para vencê-los, precisávamos de circunstâncias especiais. E nós os tínhamos", lembra o atual conselheiro da diretoria do clube do BVB, ao Ruhr Nachrichten.

O Dortmund, por exemplo, teve sorte quando se tratava de gols. Karl-Heinz Riedle garantiu uma vantagem de 2-0, Lars Ricken colocou a tampa no jogo com um gol do século poucos segundos após a substituição.

"Todo mundo trouxe consigo essa vontade absoluta de aproveitar essa pequena chance que tivemos contra a Juventus. E essa foi uma qualidade que atraiu sorte para o nosso lado", diz Sammer 25 anos depois. Certamente também ajudou que a Velha Senhora tivesse comemorado o campeonato da Série A apenas três dias antes.

"Com um pouco de distância, você sabe o valor que o Scudetto tem na Itália e o que um grande sucesso faz psicologicamente e emocionalmente com os jogadores", disse Sammer. O conjunto estelar perdeu alguns pontos percentuais e ficou vulnerável, por exemplo, em situações padrão.

O BVB, por outro lado, olhou para trás em uma rodada bastante difícil da Bundesliga após dois campeonatos, a equipe foi considerada dividida até certo ponto, mas sempre conseguiu se reunir para as noites na Europa. "Para ganhar uma final como essa, você tem que ter uma energia especial, seu próprio espírito em campo. Nem sempre conseguimos fazer isso na Bundesliga, mas na Liga dos Campeões conseguimos fazer isso perto da perfeição", enfatiza Sammer. P

ara ele foi o último grande jogo, problemas no joelho forçaram o Líbero do BVB ao início de sua carreira. "A nível do clube, este foi definitivamente o meu destaque pessoal. Ganhar a Liga dos Campeões é a maior coisa que você pode alcançar com um clube." (Via Fussbal.news)