Após derrota para o Augsburg, jogadores do BVB fizeram dura autocrítica. Diretor esportivo admite possibilidade de reformulação no verão europeu.
A derrota por 1 a 0 do Borussia Dortmund para o Augsburg deixou um clima pesado em Dortmund. Uma atuação sem energia, vaias merecidas da torcida e um golpe na confiança do time aurinegro resumem o cenário após o jogo.
"Não somos uma equipe de ponta", afirmou Emre Can com sinceridade após a partida. O meio-campista alemão foi além e questionou a mentalidade do grupo: "Isso não tem nada a ver com condicionamento físico, é tudo mental. É uma questão de atitude."
Após conseguir pela primeira vez na temporada duas vitórias consecutivas contra Union Berlin e St. Pauli, o Dortmund foi trazido de volta à realidade pelo Augsburg. O que era para ser o segundo grande clube do futebol alemão sofre constantemente com a falta de regularidade.
"Falta de constância significa falta de qualidade", diagnosticou Nico Schlotterbeck. Mas o que isso representa para o Borussia Dortmund? Como romper este ciclo?
Um grande processo de reformulação não está descartado. Na zona mista, Sebastian Kehl foi questionado se seria possível quebrar esse círculo vicioso com o atual elenco ou se seria necessário um "corte profundo" no verão.
O diretor esportivo do BVB respondeu aos jornalistas presentes, incluindo o RUHR24: "Obviamente, precisamos considerar essas questões. Vamos tirar conclusões desta temporada – como fazemos todos os anos – e então tentaremos tomar as decisões necessárias."
Kehl não descarta uma reestruturação do elenco. Porém, antes que a janela de transferências de verão comece, o Borussia Dortmund ainda disputa a Liga dos Campeões e luta por uma vaga em competições europeias no Campeonato Alemão. "Mas agora estamos focados no presente e tentando melhorar a situação atual."
Essa é também a expectativa e a exigência para cada jogador. "Na quarta-feira temos um grande desafio pela frente." O BVB enfrenta o Lille na próxima quarta-feira (12 de março) no jogo de volta das oitavas de final da Champions League. Na partida de ida, os times empataram em 1 a 1.