Texto por Colaborador: 29/11/2021 -

O fato do ex-treinador interino Edin Terzic ter sido promovido a diretor técnico do Borussia Dortmund antes do início da temporada despertou ceticismo no meio ambiente e entre os especialistas. Uma disputa de competência com o novo técnico do BVB, Marco Rose, era temida - aparentemente de forma errada até agora.

O surto final do BVB sob o comando de Edin Terzic na temporada 2020/2021 pode ser descrito como brilhante em retrospecto: o ex-assistente técnico, que assumiu o cargo de demitido Lucien Favre em dezembro, levou o Borussia aos campeões também economicamente de extrema importância participação na liga. Pela última vez, houve sete vitórias consecutivas na Bundesliga sob o comando de Jürgen Klopp.

Graças à vitória clara por 4-1 na final em Berlim contra o RB Leipzig, o BVB também venceu a Copa DFB e com ela o primeiro título importante desde 2017. "O desempenho de Edin Terzic foi excepcional", disse o Diretor Hans-Joachim Watzke "Ruhr Nachrichten ".

Não é à toa que a direção do clube tentou manter Terzic, apesar dos avanços de vários clubes nacionais e estrangeiros. Porém, como Marco Rose era o novo treinador principal e Terzic não queria ser seu adjunto, o novo cargo de diretor técnico foi criado para o técnico de 39 anos.

BVB: Relacionamento entre Rose e Terzic "relaxado"

O receio de que pudesse haver diferenças e falta de competência entre o antigo e o novo treinador não foi confirmado cinco meses depois de Rose assumir o cargo e a transferência de Terzic para o novo cargo. O “kicker” relata em sua edição atual que a relação entre os dois é “descontraída e caracterizada pelo intercâmbio profissional”.

Uma vantagem: Terzic não tem nada a ver com os negócios esportivos do dia-a-dia em sua nova função. Em vez disso, ele trabalha para a liderança atlética.

Ele era "o treinador adjunto de Michael Zorc (diretor de esportes, nota do editor) e Sebastian Kehl (chefe do departamento de jogadores licenciados)", "firmemente envolvido no planejamento do time" e na interface entre jovens e profissionais, ele descreveu German-Bosnian à mídia do clube ao assumir o cargo em sua área de responsabilidade.