
O Borussia Dortmund vive uma crise e corre o risco de ficar fora da zona de classificação para a a Liga dos Campeões. No BVB não parece faltar qualidade. Um psicólogo esportivo analisou a situação do time e explicou que a letargia atlética pode ser dissipada com meios simples.
Além de jovens talentos como Erling Haaland, Jadon Sancho e Youssoufa Moukoko, o Borussia Dortmund também tem jogadores experientes como Emre Can, Thomas Delaney e Thomas Meunier. A combinação certa de experiência e imprudência juvenil está lá. Mas o BVB simplesmente não obtém sua qualidade em campo.
“Muitos atletas profissionais se pressionam nessas situações. Eles só pensam em 'temos que fazer, temos que fazer'. Isso significa que a facilidade de jogar e a diversão do futebol estão perdidas”, analisou o experiente psicólogo esportivo Matthias Herzog em uma entrevista com o Ruhr News " . No início da temporada, quando o BVB ainda se encontrava entre os 3 primeiros, os especialistas calculavam que os pretos e os amarelos tinham boas hipóteses de serem perigosos para o Bayern. A este respeito, no entanto, a questão do título já foi respondida - e a vantagem foi para 16 pontos.
Os constantes altos e baixos, continuou Herzog, são atualmente a parte mais brutal da situação, porque as estrelas do BVB não podem ganhar autoconfiança com um sucesso, "mas a cada novo fracasso elas perdem autoconfiança". Esse problema só foi criticado recentemente por Thomas Delaney. A equipe estava muito impaciente, disse o dinamarquês, que exigia uma certa "compostura". Uma das razões para a atual situação do Dortmund está, portanto, na área mental. "Então eles se deitam e acordam de repente, mas faltam cãibras e uma estrutura clara. O sentimento 'vamos virar isso de qualquer maneira' é substituído por 'temos absolutamente que vencer", continuou Herzog.
Exceto pelo título do campeonato, nada está perdido. A equipe de Edin Terzic continua representada na Liga dos Campeões, que defronta o Sevilla nas oitavas-de-final na próxima quarta-feira. Nas quartas de final da Copa da Alemanha, o BVB enfrentará o outro Borussia de Mönchengladbach. Do lado do Dortmund, as coisas difíceis têm de ser resolvidas rapidamente, caso contrário, os objetivos traçados nas competições de Copa também se dissolvem mais rapidamente do que os dirigentes gostariam. E, evidentemente, não é tão difícil se afastar dela, como sugeriu Herzog. "A linguagem corporal é a maneira mais rápida de direcionar a energia em uma direção ou outra. Parece loucura: mas os pensamentos acompanham a linguagem corporal", disse o treinador mental. "Eles podem fazer isso, apenas a pura autoconfiança se foi. Uma situação é o suficiente."
12/02
12:00
Borussia Dortmund x Mainz: escalações, onde assistir e arbitragem
12/02
11:15
Kovac projeta duelo com o Mainz e confia na força do elenco
12/02
10:10
BVB monitora Lewis Miley e trata negócio como possível “projeto Bellingham”
12/02
09:45
BVB aguarda evolução física de Emre Can para sequência de jogos
12/02
09:20
Kahn apoia ambição de Schlotterbeck e cobra postura do BVB
12/02
05:15
Borussia Dortmund monitora africano na Ligue 1 como possível substituto de Schlotterbeck
12/02
04:30
Ricken fala sobre renovação de Schlotterbeck e situação de outros três jogadores do BVB
12/02
04:00
Um irritado Ricken rebate críticas ao BVB e destaca evolução da equipe
12/02
02:30
Borussia Dortmund cria cargo de Gerente de Empréstimos e recebe mais de 300 candidaturas
12/02
01:00
Amiri elogia Borussia Dortmund, mas promete incomodar na sexta-feira
12/02
00:30
Kovac alcança 100 vitórias na Bundesliga e entra em ranking histórico de treinadores
11/02
12:40
BVB ou Real Madrid? Schlotterbeck deve bater o martelo em março
11/02
11:40
Vazamento revela nova camisa do BVB para 2026/27 com visual retrô
11/02
10:30
Chukwuemeka pode defender a Áustria na Copa do Mundo de 2026
11/02
09:30
BVB avalia venda de Adeyemi por €60 milhões para reformular elenco
11/02
09:15
Interesse do BVB em Senesi não é infundado, aponta jornal
11/02
09:00
Broich detalha estratégia do BVB para levar jovens mais rápido ao profissional
11/02
08:45
Hummels pede mudança no VAR após pênaltis polêmicos na Bundesliga