Texto por Colaborador: Redação 14/06/2024 - 00:15

A surpreendente separação de Edin Terzic e BVB foi anunciada esta tarde. O treinador apresentou ontem a sua demissão, que a direção do clube aceitou - provavelmente com agradecimento. Mesmo assim, a imprensa vê a saída de Terzic do relacionamento com o Borussia Dortmund como um vencedor.

Em comentário, a Sky justifica sua manchete “Por que Terzic ainda sai vencedor” com o fato de ter perdido partes da equipe desde a derrota para o Stuttgart. Isto não pôde mais ser reparado, mesmo depois de os dois novos treinadores adjuntos terem alcançado sucessos brilhantes, embora muitas vezes felizes, na Liga dos Campeões. A próxima discussão sobre coaching no BVB, como no outono passado, quase certamente teria acontecido. Então, em vez de suportar a expulsão, Terzic sai na hora certa. Como finalista da Liga dos Campeões, você não terá que esperar muito por novas ofertas.

O Spox vê o mesmo por motivos análogos, não sem deixar de ressaltar que a separação também chega no momento certo para o Borussia Dortmund. O site também elogiou: “O Borussia Dortmund tomou uma decisão muito madura e racional. Algo que teria sido difícil de imaginar sob Watzke antes. Mas parece que um vento diferente sopra agora sob Ricken. Exatamente o que o BVB, que há muitos anos tem sido ambicioso demais, precisava.”

BVB também se beneficiou da renúncia de Terzic

Terzic também vai “de cabeça erguida” para a WAZ. Ele manteve a soberania comunicativa sobre a separação, que de qualquer maneira teria ocorrido mais cedo ou mais tarde. Recentemente, ele fez muitas autopromoções na Liga dos Campeões, incluindo elogios extras de José Mourinho. “Uma coisa é certa: um finalista da categoria continental irá pelo menos cair profissionalmente, se não mesmo para cima. Um clube de ponta logo baterá à sua porta.”

O Tagesspiegel lê assim: Terzic “antecipou-se ao big bang”. Terzic interpretou corretamente os sinais, como a entrevista extremamente crítica de Mats Hummels, mas também o descontentamento duradouro na equipe, apesar dos sucessos na Liga dos Campeões. Benedikt Paetzholdt suspeita que a decisão de Terzic também terá sido recebida com alívio pelos patrões do BVB - Terzic também os salvou de um "big bang".

 

via bvbwild