Texto por Colaborador: 17/07/2021 -

Roman Bürki está de fora no Borussia Dortmund. Na roleta do goleiro suíço com Marwin Hitz e o novo número um, Gregor Kobel, ele aparentemente não tem chance. Por que isso nunca realmente aconteceu entre Bürki e o BVB?

Era o final de janeiro de 2021 quando Roman Bürki machucou o ombro durante o treinamento. O início do fim para o jogador de 30 anos que guarda o gol do BVB desde a temporada 2015/16.

Quase parecia que os responsáveis ​​em torno do então treinador Edin Terzic estavam procurando uma oportunidade para colocar o polêmico suíço no banco de reservas.

A partir de então, Bürki foi substituído como número um pelo compatriota Marwin Hitz. E a defesa do Dortmund era muito melhor, o que à primeira vista se devia ao novo homem entre os postes.

Roman Bürki rebaixado no BVB

Em preparação para a nova temporada, o rebaixamento de Bürki seguiu seu curso: o BVB contratou Gregor Kobel do VfB Stuttgart por 15 milhões de euros, um novo goleiro (suíço). Bürki é, portanto, apenas o número três. Segundo o "Ruhr Nachrichten", foi "gravemente atingido" pela forma como foi retirado do barco.

O BVB gostaria de retirar da folha de pagamento o goleiro, que até o momento não teve sucesso na busca por um novo clube, da folha de pagamento o mais rápido possível.

Mas o rebaixamento é realmente justificado? Especialmente porque seus sucessores ainda não provaram seu alto nível internacional.

BVB: Gregor Kobel é realmente melhor do que Roman Bürki?

Kobel, o novo número um suíço no BVB, defendeu 66 por cento dos tiros adversários na temporada anterior. E estava, portanto, no mesmo nível de Bürki (67 por cento) e ligeiramente melhor do que Hitz (64 por cento).

No entanto, a curva de forma da defesa do BVB mostrou claramente para cima quando Hitz assumiu o posto no portão em fevereiro de 2021. No entanto, a questão é permitida se foi apenas o goleiro?

Claro, Hitz sofreu apenas um gol por jogo e manteve a área limpa em quase 44 por cento de suas apostas. No entanto, ele teve que intervir com muito menos frequência em graus opostos, o que demonstra o desempenho defensivo geralmente melhorado. E a taxa de disparos salvos foi ainda mais fraca do que a de Bürki.

Os onze erros de Roman Bürki levaram a gols sofridos pelo BVB

Para avaliar o desempenho de Bürki, no entanto, é preciso voltar mais tempo. Em 2015, ele veio como o sucessor de Roman Weidenfeller, então ele veio com um legado difícil. Em 175 jogos da Bundesliga desde então, ele deteve 68 por cento dos arremessos do adversário por média.

Seus reflexos na linha às vezes eram de classe mundial. Seu atletismo e seu jogo com a bola nos pés estão acima da média na Bundesliga. No entanto, o suíço continuou cometendo erros de arrepiar os cabelos. De acordo com as estatísticas da Bundesliga, houve onze erros que levaram ao gol sofrido pelo Bürki desde 2015/16. Mas apenas dois deles caíram nas últimas duas temporadas.

Um ponto fraco perceptível, se quisermos falar sobre isso, é o controle de Bürki sobre a grande área. Ele foi incapaz de otimizar essa fraqueza, especialmente com bolas longas atrás de seus homens de frente. Conclusão: Bürki estagnou em um bom nível. Mas não mais.

Elogio e extensão do contrato para Roman Bürki 2020
As expectativas do BVB são diferentes. E o suíço também foi repetidamente criticado pelos fãs do BVB.

Ainda mais surpreendente foi o claro compromisso de Michael Zorc com a prorrogação do contrato no verão de 2020. "Estamos muito satisfeitos que Roman Bürki, um dos goleiros mais consistentes da Bundesliga, ainda esteja conosco entre as tramas. Isso significa que um importante posição é extremamente bem preenchida a longo prazo ", disse o diretor de esportes.

Palavras realmente claras. No decurso da complicada temporada 2020/21, Zorc certamente não teria repetido esta afirmação.