Texto por Colaborador: Redação 05/07/2023 - 02:50

A transferência de Felix Nmecha causa discussões na torcida do BVB. O debate não é apenas sobre as atitudes pessoais do jogador nacional, mas também sobre a sua qualidade desportiva. Os dados comprovam seu potencial - e revelam áreas com potencial de melhoria.

A transferência de Felix Nmecha do VfL Wolfsburg para o Borussia Dortmund na segunda-feira causou debates acalorados nos últimos dias. Como o internacional de 22 anos compartilhou conteúdo nas mídias sociais que pode ser interpretado como homofóbico e transfóbico, seu novo clube está se esforçando para dissipar qualquer impressão de que o conteúdo reflita as atitudes pessoais de Nmecha.

Vários torcedores do BVB ainda veem a obrigação de forma extremamente crítica. Nmecha, segundo ela, violou o código básico de valores do Borussia, que só foi decidido em novembro passado. O clube não reagiria com firmeza, mas daria mais peso ao valor esportivo do jogador.

Mas quão grande pode ser Nmecha, que está se mudando para Dortmund por um pacote de transferência de cerca de 30 milhões de euros, no futuro? Uma olhada nos dados de desempenho do meio-campista, que no futuro atuará como elo entre defesa e ataque e assume o difícil legado de Jude Bellingham na oitava posição, dá informações sobre seu potencial.

É perceptível que Nmecha tem desempenho mais fraco que Bellingham em quase todas as categorias de desempenho. Mas a comparação com o jogador da diferença inglesa fica atrás. Mesmo que o novo madrileno seja dois anos e meio mais novo, ele já está muito mais longe em seu desenvolvimento - e correspondentemente mais caro: o inglês trocou o BVB pelo Real neste verão por uma taxa básica de 103 milhões de euros, bônus podem alterar a soma outros 30% do aumento do valor base.

Nmecha é significativamente mais rápido que Bellingham (34,67 km/h para 33,59 km/h), também corre mais em média (11,44 quilômetros por 90 minutos para 10,88 quilômetros por 90 minutos) e vence mais duelos (59,8 por cento para 58,3 por cento). A força física necessária que o BVB deseja para o seu meio-campo está aí. Especialmente porque Nmecha também é mais alto que Bellingham (1,88 a 1,86 metros) - e ainda surpreendentemente ágil e tecnicamente forte. Vídeos de destaque de fintas e dribles bem-sucedidos podem, portanto, ser encontrados em abundância na Internet.

Acima de tudo, o jogo de passes do Nmecha pode ser melhorado

No entanto, também é óbvio que o jogo da Nmecha ainda precisa de melhorias em algumas áreas. Principalmente ao passar. Aqui ele fica atrás de Bellingham em todas as subcategorias: passes por 90 minutos (34 a 53), taxa geral de passes (77 a 83 por cento), precisão de passes para o terço ofensivo (64 a 76) e precisão de passes em bolas longas (53 a 69).

Mesmo jogadores com um perfil semelhante - como Leon Goretzka de Munique ou o anterior Daichi Kamada do Frankfurt - às vezes são significativamente mais fortes nesta área. No entanto, isso também depende em parte da distribuição específica de tarefas. Portanto, resta saber se Nmecha em Dortmund conseguirá aumentar o número de passes que fez ou sua precisão de passe.

 

Via Kicker