Texto por Colaborador: Redação 03/11/2022 - 00:00

As oitavas-de-final da UEFA Champions League serão sorteados na próxima segunda-feira. Como vice-campeão do grupo, o BVB encontra um vencedor do grupo. Mas nem todos são considerados adversários.

Quando e como a loteria será sorteada?

O sorteio das oitavos-de-final da UEFA Champions League ocorrerá na segunda-feira, 7 de Novembro, a partir das 12h00 (hora alemã), na sede da UEFA em Nyon (Suíça). Os 16 clubes estão divididos em dois potes. Os oito vencedores dos grupos estão em um pote, os oito segundos classificados no outro. Excluem-se os duelos entre dois clubes da mesma federação nacional ou do mesmo grupo. Bayern de Munique e Manchester City, portanto, não são possíveis para o BVB como adversários.

Quando serão jogados?

Como de costume, as oito partidas de ida serão divididas em quatro datas e disputadas em 14/15/21/22 de Fevereiro. Os jogos de volta acontecerão nos dias 7/8/14/15 de março de 2023. No jogo de ida, a vantagem de jogar em casa fica com o vice-campeão.

Que recompensas existem?

A participação nos oitavos-de-final vale 9,6 milhões de euros, com mais 10,6 milhões de euros a aguardar a entrada nos quartos-de-final.

Quem são os possíveis adversários?

Napoli

Os líderes soberanos da Serie A, que atualmente somam 32 pontos em 36 possíveis na Itália, venceram Liverpool, Ajax Amsterdam e Glasgow Rangers com cinco vitórias e uma derrota (quando já venceram o grupo). Os bicampeões da Itália (1987 e 1990) participam da categoria rainha pela sexta vez nos últimos dez anos. Durante este período também ocorreram os dois únicos duelos com o BVB, que venceu por 3-1 em casa na temporada 2013/14, mas perdeu por 2-1 em Nápoles.

Porto

Os campeões de Portugal começaram a fase de grupos com duas derrotas e gols de 1:6 - e no final ainda conseguiram o primeiro lugar à frente de FC Brugge, Bayer Leverkusen e Atlético Madrid. Com 26 jogos na categoria rainha, o FC Porto ocupa historicamente o terceiro lugar atrás do Real Madrid e do FC Barcelona (27 cada). Pela sexta vez nos últimos nove anos, o clube está nas oitavas de final. Os únicos dois duelos com o Borussia Dortmund até agora foram em 2015/16, quando o BVB venceu por 1-0 e 2-0 nos oitavos-de-final da Liga Europa.

Tottenham Hotspur

O clube do norte de Londres classificou-se em quarto lugar na Premier League 2021/22 para a Liga dos Campeões deste ano; foi o seu melhor resultado na liga desde 2018/19. Foi também a temporada em que os Spurs chegaram pela primeira vez à final da competição de clubes mais importante da Europa, mas perderam a final inglesa em Madrid por 2-0 para o Liverpool. Na sua sexta participação na categoria rainha, o Tottenham conquistou o “photo finish” no Grupo D e acabou com onze pontos à frente do Eintracht Frankfurt (10), Sporting Lisboa (7) e Olympique Marseille (6). Desde a temporada 2015/16 houve três comparações com o Borussia Dortmund, primeiro nos oitavos-de-final da Liga Europa, em que o BVB venceu em casa por 3-0 e foi o primeiro e único clube alemão a vencer no agora demolido " White Hart Lane" (2:1). Nas temporadas 2017/18 (fase de grupos) e 2018/19 (oitavas-de-final) que se enfrentaram na Liga dos Campeões, os quatro duelos foram para os Spurs (3:1, 2:1, 2:0, 1:0).

Chelsea 

Pode ser uma verdadeira estreia: o BVB disputou 36 jogos da Liga dos Campeões Europeus contra equipas inglesas - o clube de Stamford Bridge ainda não está entre eles, embora participe na classe rainha pela 19ª vez (BVB pela 17ª vez) . Isso coloca o Chelsea empatado com o Arsenal e atrás apenas do Manchester United (24) entre os times ingleses. Os Blues já conquistaram o título duas vezes: em 2012 e 2021. No ano passado, falharam nas quartas de final no Real Madrid. O Chelsea venceu o Grupo E esta temporada com AC Milan, FC Salzburg e Dinamo Zagreb e tem mais de 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 1 derrota).

Real Madrid

Ao contrário de Chelsea, os membros da realeza são velhos conhecidos do BVB. Os dois clubes já se enfrentaram sete vezes na primeira divisão, mais recentemente na temporada 2017/18, quando o Real venceu os dois duelos pela primeira vez. Os espanhóis venceram duas vezes nas eliminatórias e, em 2013, o BVB chegou à final em Wembley. Do ponto de vista do Dortmund, o saldo geral é: três vitórias, cinco empates, seis derrotas. O Real está na fase de mata-mata pela 28ª vez (recorde) e também é o atual campeão. Com 14 vitórias na Taça dos Campeões Europeus e na UEFA Champions League, duas vitórias na Taça UEFA e outros doze títulos internacionais, os campeões espanhóis são o clube mais bem sucedido da Europa.

Benfica 

Convidado permanente na Liga dos Campeões (nove participações nos últimos dez anos), um dos clubes realmente grandes do continente: duas vezes vencedor da Taça dos Campeões nacionais (1961 e 1962), com 37 títulos (o último em 2019) recorde de títulos de Portugal. O clube esportivo com o maior número de membros do mundo (267.000) lutou acirrada com o Paris St. Germain na fase de grupos e finalmente garantiu a vitória no grupo com 14 pontos graças ao melhor saldo de gols. A comparação direta (duas vezes 1:1) terminou empatada. Quando o clube estava no auge, no início da década de 1960, também enfrentou o BVB, que viveu um de seus maiores momentos após um empate em 1 a 2 na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a 4 de dezembro de 1963, e jogando na “Terra Vermelha” triunfou por 5-0. Reencontraram-se em 2016/17, novamente nas oitavas-de-final, desta vez na Liga dos Campeões. O jogo de ida foi 1-0 para o Benfica, o jogo de volta novamente 4-0 claramente para o Borussia.