Texto por Colaborador: Redação 06/06/2023 - 13:10

O Borussia Dortmund concluiu a contratação de Ramy Bensebaini, e aqui vamos dar uma olhada no que o lateral-esquerdo oferecerá após assinar um contrato de quatro anos com o clube.

Antes de entrarmos nos detalhes, há uma nota importante: Raphael Guerreiro certamente não será fácil de substituir pelo Borussia Dortmund. Mas os negros e amarelos esperam que Ramy Bensebaini possa causar um impacto semelhante depois de se juntar ao clube em uma transferência gratuita do Borussia Mönchengladbach.

O clima no Signal Iduna Park ainda é sombrio depois que a temporada terminou da maneira que terminou. Mas o BVB não perde tempo e já fez sua primeira incursão no mercado de transferências. Sebastien Kehl, Edin Terzic e Hans-Joachim Watzke farão questão de garantir que não há pedra sobre pedra para trazer todo o foco de volta para a próxima temporada.

Com Raphael Guerreiro - o principal fornecedor de assistências da última temporada na Bundesliga - não estendendo seu contrato, o Dortmund entrou no mercado de transferências em busca de um substituto e concorrência ideal para Julian Ryerson na lateral-esquerda.

Os dirigentes do BVB estavam de olho em Ramy Bensebaini há algum tempo e agora o assinaram um contrato de quatro anos. A esperança é que o argelino possa retomar de onde Guerreiro parou e causar um impacto imediato no seu novo clube. Aqui vamos dar uma olhada no que Bensebaini trará para o Borussia Dortmund.


O status quo defensivo do Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund ficou em quarto lugar geral e quinto fora de casa por gols sofridos na Bundesliga na temporada passada. Para uma equipe que acabou perdendo o título no saldo de gols, o total de gols sofridos e sua natureza merecem ser questionados até certo ponto.

As equipes rivais têm recorrido com frequência à estratégia de bola aérea longa e contra-ataque contra o Borussia Dortmund. E, infelizmente, o lado de Edin Terzic muitas vezes tende a ser vítima deles. O BVB conseguiu construir solidez e segurança na segunda metade da temporada. Mas ainda é um trabalho em andamento.

Como Ramy Bensebaini vai se encaixar?

Ramy Bensebaini tem os atributos para fornecer uma boa camada de segurança à linha de fundo do Borussia Dortmund, destacando-se por seus 3,56 desarmes por 90 e 2,47 duelos aéreos ganhos por 90 minutos. Suas estatísticas de interceptações e bloqueios o colocam à frente de 90% dos laterais-esquerdos nas ligas europeias. Isso mostra que ele é um zagueiro confiável e especialmente forte no ar.

A dar cereja ao bolo está a produção ofensiva de Bensebaini. Com um impressionante npXG + xAG (gols não esperados de pênalti + gols assistidos esperados) de 0,22 por 90, o jogador de 28 anos se encaixa bem no sistema de futebol de contra-ataque rápido do Borussia Dortmund lançado diretamente da linha defensiva. Se ele acaba se tornando o maior prestador de assistência como seu antecessor é uma questão diferente, embora isso seja uma barra injusta de avaliação.

Em comparação com Raphael Guerreiro, Bensebaini é um lateral-esquerdo muito mais defensivo. Enquanto o primeiro se divertia em pressionar mais alto o campo para converter turnovers em chances de gol, característica que levou Edin Terzic a promovê-lo em campo, a força de Bensebaini está em bloquear as faixas de passe.

Isso é especialmente importante por causa do número de gols que o BVB tende a sofrer no intervalo rápido. Além de ser particularmente forte no ar, Bensebaini também é um pilar nas folgas e alguém que aumenta a profundidade do zagueiro no elenco. Esses atributos certamente darão ao BVB muito mais solidez nas transições defensivas. Embora posicionalmente, Terzic pode colocá-lo um pouco mais alto em campo do que o que ele está acostumado com seus ex-clubes.

Comparando Ramy Bensebaini e Julian Ryerson

O Borussia Dortmund já reforçou suas fileiras de zagueiros duas vezes este ano, com Ramy Bensebaini e Julian Ryerson se juntando ao clube. Há grande probabilidade de que eles disputem a vaga de lateral-esquerdo na próxima temporada.

Enquanto Ryerson é mais um portador de bola com números fortes de posse, Bensebaini depende de bolas longas e através de bolas atrás da linha defensiva. Isso o torna uma arma forte, considerando que o Borussia Dortmund tem alas como Karim Adeyemi e Donyell Malen, que são capazes de correr atrás.

Assim como Bensebaini, Ryerson também é uma forte presença defensiva, especialmente no ar. Enquanto o primeiro constrói seu jogo em interceptações, o segundo é mais um destruidor no terço médio. Naturalmente, essa diferença também é atribuída à diferença no estilo de jogo dos dois Borussias.

Ambos os jogadores defendem agressivamente e preferem iniciar contra-ataques, o que é ótimo para Edin Terzic construir um sistema consistente ao longo da temporada, com estilos ofensivos complementares dos dois laterais-esquerdos. Ter dois jogadores fortes na lateral-esquerda também resultará em uma disputa saudável pela vaga. Um problema que o treinador do BVB certamente ficará feliz em ter.

Por último, mas não menos importante, Bensebaini, como todos os outros no plantel, tem fome de deixar uma marca. Como vimos nos comentários de Sebastien Kehl: "Ramy está em seu auge. Em nossas conversas com ele, vimos seu desejo inabalável de lutar por títulos com nossa equipe."

Em Ramy Bensebaini, o Borussia Dortmund ganha uma bola agressiva jogando lateral-esquerdo, que é forte no ar e também adiciona um pouco de poder de fogo no ataque. Vamos torcer para que ele consiga fazer jus ao faturamento e rapidamente deixar sua marca diante da torcida do BVB. (Via BVB Buzz)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

161 pessoas já votaram