Reprodução / ESPN UKNuri Sahin está no comando do Borussia Dortmund desde esta temporada. Ele assumiu o cargo de técnico do BVB após a saída de Terziz, que já era um jovem treinador aos 41 anos, Nuri Sahin está agora novamente no topo da marca aos 35.
Não é só no BVB que um jovem fica à margem. Com Xabi Alonso (42) no atual campeão alemão Bayer Leverkusen, no vice-campeão Stuttgart com Sebastian Hoeneß (43) e no campeão recordista Bayern de Munique com Vincent Kompany (38), jovens treinadores treinam os profissionais da Bundesliga.
No Kicker, a lenda do Bayern, Oliver Kahn, comentou agora sobre a tendência dos jovens treinadores. Em primeiro lugar, ele mencionou o aspecto positivo do desenvolvimento: “Os jovens treinadores são novos e ainda estão em branco. Com colegas mais velhos há sempre pontos que não se enquadram perfeitamente no plantel e no clube. E os jovens treinadores, alguns certamente acreditam, são mais adequados para os jovens jogadores.”
No geral, porém, ele está cético sobre o que está acontecendo. Quando questionado se a crença de que os jovens treinadores seriam mais adequados para os jovens jogadores estava correcta, o antigo goleiro bávaro respondeu: "Teria muito cuidado".
Como contra-exemplo, cita Carlo Ancelotti, de 65 anos, que derrotou o BVB com o Real Madrid na final da Liga dos Campeões (2-0). Ele prova “o valor da experiência, especialmente nas grandes eliminatórias”, disse Kahn.
Além disso, um jovem treinador com poucos sucessos tem dificuldade em encontrar aceitação numa equipa com muitas estrelas de topo. Afinal, Nuri Sahin – assim como Xabi Alonso – já teve algum sucesso como jogador. Com o Borussia Dortmund ele ganhou uma vez o campeonato alemão e uma vez a Copa DFB. Com o Real Madrid sagrou-se campeão espanhol e com o Feyenoord Rotterdam conquistou a Taça da Holanda. O sucesso não é estranho ao treinador do BVB. No entanto, ele ainda não obteve nenhum sucesso como treinador.
Oliver Kahn duvida dos jovens treinadores: “Depende da situação do clube e do plantel”
Todavia, ele goza de respeito entre os jogadores do BVB. O zagueiro Nico Schlotterbeck disse aos meios de comunicação presentes no campo de treinos em Bad Ragaz, incluindo o RUHR24 , que a sua impressão da nova equipe técnica foi “muito boa”: “Nuri mostra muito nos treinos, ontem houve muita intensidade em campo e hoje. Treinamos muito tempo, teve muito fogo e os meninos estão todos entusiasmados porque todos querem se provar.”
Mas não é só na liga que Kahn tem dúvidas sobre os jovens treinadores. “Mesmo no Campeonato Europeu não era evidente que um treinador mais jovem tivesse vantagem sobre os mais velhos”, explicou ele numa entrevista. Pelo menos o jovem técnico Julian Nagelsmann conseguiu liderar a equipe da DFB nas oitavas de final de um torneio internacional na Alemanha pela primeira vez desde 2016.
“Depende sempre da situação do clube e da equipa”, afirma Kahn, lenda do Bayern, concluindo a sua tese sobre jovens treinadores. Afinal, atualmente as coisas parecem estar indo bem no BVB, no Bayer Leverkusen, no VfB Stuttgart e na seleção alemã.
via ruhr2410/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg
08/02
15:14
Jovem italiano de 18 anos realiza sonho com estreia relâmpago do Dortmund contra Wolfsburg