Texto por Colaborador: Redação 21/02/2023 - 05:09

Se as coisas não vão bem no Borussia Dortmund, a tão citada questão da mentalidade é discutida repetidamente. No entanto, como o BVB está atualmente correndo de vitória em vitória e é uma das equipes mais fortes da Europa, o impulso foi revertido. O especialista em TV Lothar Matthäus já nomeou explicitamente vários jogadores que ele acredita representar o novo e obstinado Borussia.

Depois que o Borussia Dortmund estava muito atrás do topo antes do inverno, o BVB agora está muito perto do FC Bayern e está empatado com o time de Munique logo atrás dos campeões recordes em segundo lugar na tabela. Por que? Segundo o especialista em TV e recordista nacional Lothar Matthäus, porque houve uma mudança de atitude na equipe do técnico Edin Terzic.

“O Dortmund finalmente mostra a mentalidade certa semana após semana”, disse Matthäus em sua coluna no “Sky” e destacou “jogadores que trabalham, lutam e deixam a alma em campo”, “como [Salih] Özcan ou [Julian] Ryerson - para citar apenas dois exemplos". Tanto Özcan (no verão do 1. FC Köln) quanto Ryerson (no inverno do Union Berlin) ingressaram no Black and Yellows apenas antes ou durante a temporada.

Mas Matthew também elogiou as forças estabelecidas que muitas vezes foram criticadas no passado. "Emre Can ou Julian Brandt agora são consistentes e incrivelmente valiosos em sua posição ideal", disse o profissional de 61 anos. Ambos amadureceram em “jogadores de caráter e vão lutar pelo título até o fim”.

"Merda mental" não é mais problema no BVB

Can, em particular, sofreu uma mudança. "Acho impressionante e muito bom que [ele] finalmente não esteja mais constantemente em discussão com os árbitros. Isso também porque ele não é mais usado na posição errada, está frustrado e descarrega sua raiva nos árbitros", disparou Matthäus também contra os ex-técnicos do BVB e também o atual técnico Terzic, todos convocados repetidamente no centro da defesa ou com tarefas ofensivas no meio-campo. Enquanto isso, o jogador de 29 anos pode jogar com solidez e calma no meio-campo defensivo como o mais claro.

O termo "merda de mentalidade!" cunhado por Marco Reus no final de 2019 entretanto, não é mais um problema no BVB. Na época, o capitão pulou de susto após a derrota para o Union Berlin ao ser questionado por um repórter da "Sky": "Ainda falta?".

"Oh, isso está me irritando - com você. Isso com sua merda mental! Honestamente, cara", disse o capitão do BVB na época. Enquanto isso, Reus prefere comemorar a atual sequência de vitórias.