Desde que assumiu o comando técnico do Borussia Dortmund em fevereiro, Niko Kovac tem conquistado a confiança da diretoria aurinegra. O croata de 53 anos, que assinou contrato até 2026, pode ter futuro ainda mais longo no clube, segundo avalia Matthias Sammer, consultor do BVB.
Apesar das dificuldades iniciais, Kovac protagonizou uma impressionante arrancada no final da temporada, garantindo a classificação do tradicional clube para a Champions League. O feito não passou despercebido por Sammer, que teceu elogios ao sucessor de Sahin.
"Ele foi analítico no BVB, melhorou a condição física e mental da equipe e cuidou para que o número de gols sofridos diminuísse e, no ataque, com movimentações coordenadas, maior flexibilidade e individualidade, mais gols fossem marcados", destacou o ex-jogador da seleção alemã em entrevista à revista "kicker".
Para Sammer, o aspecto mais relevante do trabalho de Kovac foi "ele ter estabilizado os jogadores, dado confiança a eles e os incluído". O campeão europeu de 1998 considera Kovac "um treinador inteligente", pois "ele implementou todos os elementos mencionados, que caracterizam o futebol de elite e seus vencedores, na equipe do Dortmund".
A abordagem do ex-atleta é "inteligente e marcada por conhecimento técnico. Ele pode ser visto na Alemanha como um treinador conservador, mas na verdade é muito progressista. Havia pessoas que achavam que ele não tinha plano B. De repente, porém, após uma conversa com os jogadores, ele mudou da defesa de quatro para três e cinco defensores", analisou Sammer.
O consultor aprecia que "ele como personalidade influencia este clube, com declarações muito notáveis". Aos 57 anos, Sammer acredita que a parceria entre Kovac e o BVB pode se estender além do atual vencimento contratual em 2026.
"Lars Ricken discutiu internamente o nome de Niko Kovac desde cedo e disse claramente que não queria vincular um treinador como Kovac ao clube a curto prazo, mas pelo menos a médio prazo. O que percebo agora pode muito bem se tornar uma solução de longo prazo", concluiu o natural da cidade de Dresden.