Reprodução BVB TVJobe Bellingham concedeu sua primeira entrevista como jogador do Borussia Dortmund à BVB-TV. Recém-contratado após se destacar na campanha de acesso do Sunderland à Premier League, o meio-campista de 18 anos falou sobre a decisão de trocar a Inglaterra pela Alemanha, a expectativa de disputar o Mundial de Clubes e seu desejo de crescer com a camisa aurinegra.
"É uma sensação incrível. É um grande privilégio, porque é o sonho de muitos jogadores – e há algumas semanas também o meu. Estou muito feliz por estar aqui", disse Jobe, ao comentar sobre a oficialização de sua chegada ao Dortmund.
Sobre o que mais o entusiasma neste novo capítulo, Bellingham apontou o Mundial de Clubes e o primeiro jogo diante da famosa Muralha Amarela: "Em primeiro lugar, estou ansioso pelo Mundial de Clubes – vai ser um grande torneio. É a primeira vez, então estou especialmente ansioso por isso. Será um evento histórico. Além disso, é claro que estou ansioso pelo meu primeiro jogo da Bundesliga no estádio. Estou muito animado com o South Stand e os fãs de lá. Mal posso esperar. Na verdade, é tudo em que estou pensando no momento."
O jogador também recordou as vezes em que esteve no Signal Iduna Park como espectador: "Eles eram incrivelmente barulhentos e cheios de energia. Tantas cores e tantas bandeiras. E os lenços. Constantemente alto. Eu também os vi em jogos fora de casa. Eles também viajam muito. Simplesmente inacreditável."
Decisão pensada e apoio de Watzke
Questionado sobre as últimas semanas, Jobe revelou que viveu momentos intensos, incluindo o acesso com o Sunderland e a negociação com o Dortmund: "As últimas três semanas foram inacreditáveis para mim, para ser honesto. Houve tantos grandes momentos. Este é um deles, é claro. Assinar pelo Borussia Dortmund, mas é claro que também a final do play-off e todos os play-offs no meu clube anterior foram algo que significou muito para mim. Foi muito especial e fiquei feliz por poder terminar com este resultado."
A decisão de deixar o Sunderland, clube pelo qual possui ligação emocional, foi tomada com cuidado. "Para ser honesto, tive que pensar nisso por muito tempo. Não por causa de nada a ver com o clube, mas por causa da minha história, minha jornada pessoal com o Sunderland. [...] Falei com muitas pessoas no clube, algumas eu já conhecia. Claro, também com o treinador, em quem acredito muito e que felizmente também acredita em mim. Mas o fator decisivo foi provavelmente a conversa com o Sr. Watzke. Ele finalmente me convenceu a assinar pelo Borussia Dortmund."
Perfil de jogo e evolução
Sobre sua última temporada na Championship, Bellingham avaliou sua evolução e comentou sobre seu estilo de jogo: "Para ser honesto, melhorei bastante. Tecnicamente, taticamente, fisicamente, apenas tudo. Tento melhorar a cada dia. Gosto de trabalhar, sou disciplinado e comprometido porque levo tudo isso muito a sério. [...] Gosto de marcar gols, mas na temporada passada esse não era tanto o meu objetivo, mas mais estar presente para a equipe em outras funções."
Ele ainda descreveu suas funções em campo: "Na temporada passada, provavelmente joguei mais como número seis ou número oito. Então eu tento correr de um lado para o outro como meio-campista nos jogos em que jogo. [...] Na minha opinião, este é um dos meus maiores pontos fortes. [...] Acho que melhorei enormemente nessas coisas e espero poder dar o próximo passo aqui."
Cultura da Bundesliga e expectativas futuras
Jobe demonstrou entusiasmo pela atmosfera do futebol alemão: "A cultura dos fãs aqui é realmente atraente para os fãs de futebol. Mesmo para fãs na Inglaterra e em todo o mundo. Acho que as pessoas vêm à Alemanha para experimentar essa atmosfera. Estou apenas curioso para ver o que cada jogo traz."
Com o Borussia já se preparando para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, o jovem destacou a importância de estar presente desde o início: "É uma grande oportunidade para eu me integrar à equipe e ao clube. [...] Mas, para ser honesto, eu teria jogado pelo meu país no Campeonato Europeu Sub-21, do qual sempre me orgulho. De qualquer forma, eu teria jogado futebol em alto nível neste verão, sou grato por isso."
Por fim, ele falou sobre seus objetivos com a camisa do Dortmund: "No curto prazo: simplesmente exercer uma influência positiva no clube. Construindo uma conexão com os torcedores, dentro da minha equipe e também com a comissão técnica. Acho que esse deve ser o primeiro passo para todos os jogadores de todos os clubes. Para mim, esta é a base para o futuro."
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea