Texto por Colaborador: 20/02/2022 -

Ilkay Gündogan foi um dos grandes heróis de duplas do BVB na temporada 2011/2012. Como meio-campista, o natural de Gelsenkirchen comemorou o campeonato alemão e a vitória na copa com o Borussia Dortmund. Quase dez anos depois, o craque do Manchester City comparou a equipe do BVB na época com a atual equipe profissional do clube da Bundesliga.

Um dia depois de os seus Cityzens terem perdido surpreendentemente por 3-2 em casa contra o Tottenham Hotspur, no qual Gündogan marcou o seu quinto gol da temporada para fazer o 1-1, entretanto, o internacional alemão disse em entrevista ao "DAZN": "É muito, muito muita qualidade lá. Em geral, acho que até mais do que no meu tempo."

Mesmo o jogador de 31 anos não conseguiu explicar com certeza por que o Dortmund, apesar da indiscutível grande qualidade futebolística da equipe sob o comando de Marco Rose, já perdeu doze jogos oficiais nesta temporada.

Mas Gündogan reconheceu: "Às vezes há um pouco de falta de crença de que você também pode jogar no topo. [...] Basicamente, a qualidade está sempre lá, mas às vezes não dou como certo que você quer atacar e vencer o Bayern."

Gündogan ainda se lembra dos recentes duelos do BVB

Gündogan havia marcado um pênalti na final da Liga dos Campeões de 2013 na amarga derrota do BVB por 2 a 1 contra o FC Bayern para empatar a equipe preta e amarela por 1 a 1 nesse meio tempo.

No total, ele fez 105 jogos pelo Dortmund na Bundesliga antes de se mudar para o Manchester City na Premier League no verão de 2016.

"Na temporada passada, jogamos contra o BVB na Liga dos Campeões com o City. Você poderia dizer quanta qualidade o time tinha", lembrou o estrategista de meio-campo sob o comando do técnico Pep Guardiola das duas vitórias estreitas contra o Borussia na pré-temporada.

Gündogan já ganhou três campeonatos ingleses com o Manchester City.