Texto por Colaborador: 15/10/2021 -

Na tarde de sábado, o BVB recebe o FSV Mainz 05 para a 8ª rodada da Bundesliga. Como de costume, Norbert Dickel como locutor do estádio irá garantir a atmosfera eufórica e aquecida no Signal Iduna Park. Um trabalho por paixão pelo ex-profissional, que exerce há 29 anos.

No BVB, o herói da copa de 1989 há muito se tornou uma verdadeira lenda do clube em seu segundo papel.

Em entrevista ao canal Black and Yellow no YouTube, o agora com 59 anos relembra o início nos microfones no estádio auri-negro.

"O então presidente [Dr. Gerd Niebaum, nota do editor] simplesmente me ligou e disse: 'Norbert, precisamos de um novo locutor no estádio'", lembrou o ex-atacante Dickel, que jogou 123 jogos da Bundesliga como profissional pelo 1. FC Köln e BVB, marcando 45 gols.

“Eu então disse: 'Nunca fiz isso antes'”, disse o ícone do BVB sobre suas dúvidas iniciais. Mesmo assim, em 12 de setembro de 1992, ele subitamente se levantou no gramado do Westfalenstadion com um microfone e uma nota e anunciou a escalação pela primeira vez no grande jogo contra o Bayern na segunda rodada da Copa DFB.

"Eu estava muito nervoso, é claro", admitiu Dickel, que jogou sua última partida na Bundesliga pelo Borussia Dortmund em dezembro de 1989 e brilhou como artilheiro antes de encerrar sua carreira ativa aos 28 anos, após persistentes problemas nos joelhos.

Desde aquele jogo, Dickel se tornou uma parte indispensável dos jogos locais do BVB como o locutor, aquecedor e moderador do programa de apoio. Acima de tudo, seus anúncios altos pelos artilheiros do BVB são inconfundíveis.

Locutor espera 25.000 torcedores contra o Eintracht

Dickel, ele próprio um herói inesquecível do BVB na final da copa de 1989, enfatiza repetidamente a importância geral dos espectadores no estádio de Dortmund, que são conhecidos em todo o mundo não apenas por sua massa, geralmente em torno de 81.000 pessoas.

"Se você tem torcedores no estádio, pode acontecer que as emoções também façam com que o time, que não é necessariamente o melhor, ganhe o jogo porque os torcedores nas arquibancadas dão muito gás", disse Dickel por último em entrevista ao "Ruhr Nachrichten" sobre os inúmeros thrillers presenciados no estádio de Dortmund nas últimas décadas.

Sua carreira como locutor de estádio começou exatamente com um suspense: o BVB venceu o jogo da copa em setembro de 1992 por apenas 5: 4 nos pênaltis contra o FC Bayern.