No sábado, Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach se enfrentam em um confronto importante pela Bundesliga. Com três pontos separando as equipes na tabela, o jogo promete ser decisivo para ambos, especialmente com o Gladbach buscando ultrapassar o BVB pela primeira vez em quase duas temporadas. Confira os principais dados sobre o confronto.
Situação inicial: Apenas três pontos separam Gladbach (10º) de Dortmund (5º). Uma vitória por dois gols coloca o Gladbach à frente do BVB, algo que não ocorre desde a 10ª rodada de 2022/23. Nos últimos 70 jogos da Bundesliga, o Dortmund esteve à frente na tabela.
Casa/Fora: Gladbach somou 12 dos 17 pontos em casa, enquanto o BVB obteve apenas um ponto fora de casa nesta temporada. A última vez que o Dortmund ficou sem vitórias nos cinco primeiros jogos como visitante foi em 2005/06.
Confrontos diretos: Nos últimos 22 jogos entre os clubes na Bundesliga, não houve empates. O BVB venceu 15 dos últimos 18 confrontos. Nos últimos cinco duelos, foram marcados 28 gols, uma média de 5,6 por jogo.
Estatísticas: O Gladbach sofreu apenas 17 gols nesta temporada, 10 a menos que no mesmo período do ano passado. O BVB só ficou sem marcar uma vez (empate com o Bremen). Nenhum time utilizou mais jogadores sub-21 que o Dortmund (cinco).
Última temporada: O Dortmund venceu por 2 a 1, com Sabitzer marcando duas vezes antes de Adeyemi ser expulso no segundo tempo. Mesmo com dez jogadores, o BVB segurou o resultado.
Maior vitória fora: Em 1988, o Dortmund venceu por 3 a 0 com gols de Frank Mill, Norbert Dickel e Andreas Möller, diante de 9.600 espectadores no Bökelberg.
(Via BVB)