Texto por Colaborador: 17/03/2021 -

O Borussia Dortmund provavelmente tem o melhor momento sob comando de Edin Terzic. A equipe está nas semifinais da Copa da Alemanha, avançou as quartas-de-final da Liga dos Campeões e tem novamente a classificação para a Champions em suas próprias mãos. A chave é que o treinador conquistou os profissionais do clube. Isso foi mais perceptível após as falhas em janeiro e fevereiro.

Mats Hummels, possivelmente o maior porta-voz do BVB, demonstrou publicamente sua confiança no trabalho de Terzic. O chefe da defesa foi ridicularizado e criticado por isso, mas em retrospecto, o campeão mundial sabia do que estava falando. Com apenas uma derrota nos últimos sete jogos, e foi frente ao Bayern, o sucesso fala pelo trabalho da equipa técnica.

Mas como Terzic conquistou a preferência dos jogadores do seu lado? Afinal, ele já estava próximo da equipe como assistente técnico de Lucien Favre e teve de assumir uma certa responsabilidade pelo fato de, após sucessos iniciais, uma paralisação. "Ele tem sua própria maneira autêntica de se comunicar com os jogadores, de emocioná-los", disse Sebastian Kehl ao Sport Bild. O técnico diretor ressalta que Terzic não lida apenas com jogadores de ponta como Hummels, o capitão Marco Reus ou Jadon Sancho, mas também envolve todos os profissionais.

O BVB formou uma unidade na qual, por exemplo, há significativamente mais comunicação entre os jogadores em campo. Uma temporada que às vezes parecia que ia ser um grande acidente ainda pode levar a sucessos importantes. “Edin tem muita vontade de trabalhar com esta equipe todos os dias e de tirar o máximo partido desta temporada”, promete Kehl.

Como é sabido, o treinador vai voltar a ser assistente no verão, quando Marco Rose assume a chefia.