Texto por Colaborador: 26/01/2022 -

O advogado esportivo Martin Nolte deu aos clubes profissionais uma esperança limitada de ações judiciais contra as restrições de admissão para espectadores.

"As chances de sucesso de processos judiciais são difíceis de avaliar. Depende da respectiva Portaria de Proteção de Covid. De qualquer forma, não há precedentes na Alemanha", disse o professor da Universidade Alemã de Esportes de Colônia ao "SID": " Muitas medidas contra a sindemia foram contestadas. Os procedimentos foram parcialmente bem-sucedidos."

No entanto, um prognóstico geral sobre as perspectivas de sucesso dos espectadores no esporte profissional é "difícil". Além disso, os veredictos também podem variar de estado para estado, explicou.

O diretor-gerente do Borussia Dortmund, Hans Joachim Watzke, indicou que medidas legais serão tomadas imediatamente após a extensão do regulamento anterior na segunda-feira. O diretor administrativo do Colônia, Alexander Wehrle, e Oliver Mintzlaff, de Leipzig, anunciaram o mesmo.

Os clubes agora estão explorando as chances de sucesso por meio de uma portaria provisória de proteção legal. No entanto, "a validade do regulamento ainda não foi decidida lá", explicou Nolte. Em vez disso, trata-se de verificar "se as razões para a emissão de uma medida cautelar são tão sérias que não podem ser descartadas".

Pode haver uma decisão bem antes da próxima conferência de primeiros-ministros. "A tutela temporária é um assunto urgente. Então os tribunais vão tratar do assunto no menor tempo possível. Acho que seria o caso antes de 9 de fevereiro", disse Nolte.