O Borussia Dortmund está nas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA. Com dois gols de Serhou Guirassy, eleito o melhor em campo, o time alemão venceu o Monterrey por 2 a 1 e garantiu vaga no aguardado confronto contra o poderoso Real Madrid, que será disputado neste sábado, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O técnico Niko Kovac fez apenas uma alteração em relação à estreia contra o Ulsan, quando o Dortmund venceu por 1 a 0: Niklas Süle voltou ao time titular, enquanto Yan Couto começou no banco. A mudança tática reposicionou Julian Ryerson do setor defensivo para o meio-campo.
Desde o apito inicial, o Dortmund tomou conta da partida. Apesar da ousadia dos mexicanos, foi o time alemão que abriu o placar logo aos 13 minutos. Karim Adeyemi fez bela jogada pela esquerda e tocou com precisão para Guirassy, que bateu com categoria no canto: 1 a 0.
O Monterrey tentou reagir rapidamente. Nelson Deossa arriscou de longe e, pouco depois, Jesús Corona quase empatou ao acertar a trave em um cruzamento que virou finalização. Mas o Dortmund respondeu com frieza e eficiência: aos 24 minutos, novamente Adeyemi desequilibrou pela esquerda e encontrou Guirassy na área. O atacante bateu com categoria de 14 metros e ampliou para 2 a 0.
O primeiro tempo seguiu com mais chances do Dortmund. Guirassy teve duas boas oportunidades de completar o hat-trick: uma finalização pra fora e outra defendida por Esteban Andrada. De lamentar, o momento quando Jobe Bellingham recebeu o segundo cartão amarelo na competição aos 30 minutos, ficando fora do próximo jogo contra o Real Madrid. Já perto do intervalo, Corona venceu Ryerson pelo lado esquerdo, mas partiu em posição de impedimento e teve seu chute defendido por Kobel sem dificuldades.
Na volta para o segundo tempo, o Monterrey cresceu e diminuiu logo aos 3 minutos. Após cruzamento na área, Aguirre ganhou no alto e tocou para Germán Berterame, que cabeceou entre os zagueiros e marcou: 2 a 1.
Os mexicanos seguiram em cima. Corona quase empatou em finalização perigosa, mas Kobel salvou de novo. Aos 66, Berterame chegou a balançar a rede em chute rasteiro, mas o gol foi anulado por impedimento no início da jogada.
O confronto ficou aberto no segundo tempo, com o Monterrey buscando o empate e o Dortmund tentando matar o jogo em contra-ataques. Nos minutos finais, os mexicanos lançaram mão de três atacantes na tentativa de pressionar, mas os alemães seguraram bem o resultado e saíram com a classificação.
Agora, o Borussia Dortmund se prepara para um reencontro com o Real Madrid, em duelo que repete a final da Champions League de 2024. Já o Real avançou após vencer a Juventus por 1 a 0 nas oitavas.
FICHA & CURIOSIDADES