Reprodução Magenta SportOs extensos tempos de acréscimo registrados nas primeiras rodadas da segunda divisão alemã geraram polêmica entre os espectadores. O responsável pela arbitragem no país saiu em defesa das novas regras implementadas.
Quando os quarto árbitros exibiram as placas com o tempo adicional nas duas primeiras jornadas da nova temporada da 2. Bundesliga, muitos torcedores ficaram surpresos. Frequentemente, os minutos mostrados chegavam a dois dígitos – a duração inflada dos acréscimos chegou a lembrar as controvertidas extensões das partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Por trás das recentes mudanças existe um plano bem estruturado elaborado pelos dirigentes da arbitragem da DFB (Federação Alemã de Futebol) e pelos responsáveis da Liga Alemã de Futebol (DFL). Knut Kircher, chefe dos árbitros, esclareceu todas as questões sobre os novos critérios de acréscimo pouco antes do primeiro fim de semana oficial das principais equipes alemãs.
Kircher defende as alterações nos acréscimos
Kircher explicou que, com uma média de 5 minutos e 17 segundos de tempo adicional por etapa até agora nesta temporada, não se está jogando muito mais do que na temporada anterior, quando esse valor ficou em 4 minutos e 26 segundos. "Portanto, não é uma quantidade exorbitantemente maior, mas existe uma variação que pode chegar a onze, doze minutos", declarou o diretor-executivo da GmbH dos árbitros na terça-feira.
Os motivos para a reorientação dos acréscimos estão na melhoria da precisão. Para gols e janelas de substituições são previstos 30 segundos cada. Interrupções por lesão, paradas do VAR e outras pausas mais longas, como aquelas causadas por fogos de artifício ou condições climáticas, são registradas em tempo real. Um assistente de vídeo deve documentar todas as interrupções e repassá-las ao árbitro em campo.
"Havia a crítica e a percepção dos clubes de que não estava sendo aplicado de forma uniforme", explicou Ansgar Schwenken, diretor da DFL. "Queríamos aperfeiçoar isso para criar maior confiabilidade para os clubes." Kircher acrescentou que o tempo líquido de jogo provavelmente aumentará um pouco, mas esse "não é o primeiro objetivo", reforçou: "Primordialmente, trata-se de compreensibilidade, transparência e previsibilidade."
Outras inovações na Bundesliga e segunda divisão
Além dos novos acréscimos, torcedores e jogadores devem se adaptar a diversas outras novidades nas ligas profissionais alemãs. Nesta temporada será utilizada pela primeira vez a detecção semiautomática de impedimento, que exige a instalação de onze câmeras adicionais em cada estádio. "É uma simplificação significativa para os árbitros e assistentes. Um centímetro de impedimento continua sendo impedimento", afirmou Schwenken.
Além disso, haverá pela primeira vez anúncios generalizados dos árbitros após decisões do VAR – na segunda divisão somente a partir da nona rodada, por razões organizacionais. Adicionalmente, serão utilizadas câmeras nos árbitros (referee cams) em 20 a 50 partidas das divisões superiores.
Setenta minutos antes de cada jogo haverá um diálogo chamado "handshake" entre o árbitro e os treinadores das equipes envolvidas, que segundo Kircher serve para "esclarecer certas expectativas e questões em aberto".
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea