Texto por Colaborador: 01/07/2021 -

A temporada 2021/22 começou: Enquanto os jogadores completavam o primeiro dia de diagnóstico de desempenho no campo de treinamento e na Universidade Técnica de Dortmund, o novo técnico do Borussia Dortmund, Marco Rose, foi apresentado nesta quinta-feira no Westfalenstadion.

Junto com o diretor Hans-Joachim Watzke e o diretor de esportes Michael Zorc, Rose completou sua primeira entrevista coletiva no clube. “Há anos que temos grande estima por Marco. Estamos ainda mais satisfeitos por ele estar aqui ”, disse Watzke. “Precisamos da sua forma de jogar futebol no BVB. Queremos irradiar o sentimento do Borussia Dortmund com ele. "

“Achamos que o Marco representa um futebol moderno, ofensivo e ofensivo que combina muito bem com o Borussia Dortmund. Gostamos que ele tenha um equilíbrio muito bom entre jogar contra a bola e soluções criativas na posse de bola ”, disse Zorc. “Ele pode desenvolver jogadores e equipes. E seu personagem também é um cara muito bom, um verdadeiro jogador de equipe. "

Rose está feliz “por poder fazer parte da história do Borussia Dortmund.” As expectativas são altas, “no BVB você joga por títulos. Essa também é uma das razões pelas quais decidi ingressar no clube. ”

O novo treinador conheceu a equipe que o rodeia ontem no campo de treinamento em Brackel. “Fomos muito bem recebidos como equipe técnica. Estou ansioso para conhecer a equipe aos poucos. Isso vai acontecer passo a passo, porque alguns meninos ainda podem disputar a Euro."

O treinador do BVB já teve contato com alguns de seus novos jogadores. “Perguntei a Axel Witsel como ele estava. É extraordinário como ele conseguiu se recuperar de tal lesão. Tive contato com Marco Reus como capitão e com Mats Hummels".

“Já tenho a forma como queremos jogar na minha cabeça”, explica Rose e explica: “O futebol dos trabalhadores é uma boa opção para o Dortmund. Isso significa investir muito, correr, trabalhar contra a bola, deixar o estádio atrás de você, mudar rapidamente, mas também jogar um bom futebol e dominar o adversário. Vamos trabalhar nisso juntos. ”

De acordo com a vontade do treinador, a equipe negra e amarela deve ser flexível e poder jogar com três e quatro defensores. “O diamante é um sistema empolgante, mas 4-3-3 e 4-2-3-1 também dão muito.” No entanto, a ordem básica da equipe não é o fator decisivo: “Vamos encontrar o sistema em que os jogadores se sentem confortáveis. É sobre jogar uma bola de futebol com a qual as pessoas possam se identificar, independentemente da ordem básica. " No início da gestão, Rose não pode trabalhar com todo o plantel, mas sim com os jogadores alemães. “Nós cruzamos os dedos por todos os jogadores da Euro. Conhecemos a situação dessa preparação e trabalharemos com ela. Os meninos também deveriam ter férias. Erling e Gio, por exemplo, ainda disputaram partidas internacionais, então vão se juntar a eles um pouco mais tarde ”.

Para os demais profissionais, os primeiros testes são para quinta e sexta-feira, depois Rose quer começar direto com o conteúdo de futebol. “É sobre trabalharmos no futebol que queremos jogar. Vamos jogar muito futebol na preparação. "

A seu próprio pedido, Edin Terzic não fará parte da comissão técnica. Assume o cargo de diretor técnico do BVB. “Eu estava por dentro da linha de pensamento. Estive em contato com o Edin na temporada passada. Eu teria adorado tê-lo como assistente técnico ”, disse Rose. “Mas eu aceito e respeito sua decisão pelo novo trabalho, a fim de me posicionar de forma mais ampla como especialista em futebol.”