Texto por Colaborador: Redação 26/01/2023 - 23:21

Os principais clubes da Bundesliga na tabela raramente estão tão próximos quanto agora. Isso fala de tensão. Mas os perseguidores do Bayern diferem significativamente em sua atitude em relação ao direito. BVB, Eintracht Frankfurt, RB Leipzig e Union Berlin podem lutar pelo título?

É uma das frases mais conhecidas da Bundesliga, segundo a qual alguém "deve estar lá" "quando o Bayern está fraco". De preferência no inverno. Nos últimos anos, o "nós" veio do BVB, às vezes do Leverkusen, às vezes do Leipzig.

Mas ninguém estava "lá" afinal, ou os campeões recordes simplesmente jogaram de forma tão dominante que não havia esperança de enfraquecer.

No início da segunda metade da temporada, cinco clubes podem estar "lá" - agora que o time de Munique está enfraquecendo, pelo menos até certo ponto.

A caça ao FC Bayern: BVB é agressivo

"Queremos atacar no topo, queremos permanecer no topo", disse Niklas Süle, do Borussia Dortmund, após a feliz vitória por 2 a 1 sobre o FSV Mainz 05, que foi conquistada no final. Com duas vitórias em quatro dias, o BVB reduziu o diferença para Munique para administrável novamente cinco pontos - e ainda é apenas o quinto na tabela. "Você pode ver o quão apertada é a Bundesliga, outras equipes também perdem pontos", disse Süle.

Depois dos dois jogos 1-1 do FC Bayern Munich frente ao RB Leipzig e ao 1. FC Köln, o sexto SC Freiburg ainda está de olho nos líderes com uma desvantagem de cinco pontos.

"É claro que também olho para a tabela porque temos gols", disse Marco Rose, técnico do terceiro colocado Leipzig, na quinta-feira antes do jogo da noite de sexta-feira contra o VfB Stuttgart. "Percebo que muitos jogos são disputados com muita, muita intensidade." Cada jogo é "um grande desafio" - não importa contra quem.

Vice-campeão na primeira metade da temporada, se houver este título, é o 1. FC Union Berlin com três pontos a menos e o dramaticamente fraco rival da cidade Hertha BSC como próximo adversário no clássico de sábado. "Estamos em segundo lugar, é uma sensação maravilhosa. Mas também temos que permanecer humildes", disse o capitão Rani Khedira. O fato de o treinador Urs Fischer se ter declarado “surpreso” tanto pelos 33 pontos como pela classificação fala da humildade de Köpenicker.

Eintracht Frankfurt só fica no 1-1 em Freiburg antes do jogo com o Bayern

O próximo adversário pode estar "lá" na noite de sábado no jogo iluminado Eintracht Frankfurt. O eufórico vencedor da Liga Europa, quarto na tabela e empatado com o Dortmund, poderia estar ainda mais perto, mas só conseguiu um empate por 1 a 1 em Freiburg.

Foi um jogo importante - os próprios Breisgauers estariam empatados com os campeões recordes se vencessem em vez de perder por 6 a 0 no sábado para o VfL Wolfsburg e se marcassem mais um gol na quarta-feira. O técnico Christian Streich teria dito de qualquer maneira que não estava nem um pouco interessado na constelação.

Dos cinco perseguidores, restam dois que também se atreveriam a substituir os campeões de assinaturas da Baviera se eles seguissem várias vezes. "Podemos continuar a melhorar, estamos no caminho certo", disse Julian Brandt, do Dortmund. Para estar “lá” caso o Bayern continue fraquejando, o BVB teria que remediar as fragilidades na defesa em breve e com urgência. O Dortmund sofreu três gols contra o FC Augsburg no domingo.

Os próprios bávaros estão cientes da situação. Joshua Kimmich garantiu o empate contra o Colônia no final da partida com um chute artístico. E logo a distração brilhante na Liga dos Campeões com as oitavas de final contra o Paris Saint-Germain será adicionada. "Já é hora de mudarmos", disse o diretor esportivo Hasan Salihamidzic, "para entendermos que o campeonato está em jogo". Caso contrário, realmente há alguém "lá" no final.

Via Sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram